Você está aqui: Página Inicial > Santa Luzia > NOTICIAS > 2021 > 09 > Campus Santa Luzia comemora 4 anos de criação

Campus Santa Luzia comemora 4 anos de criação

A data foi lembrada pela comunidade interna. Confira um resgate histórico da atuação da unidade.
por publicado: 21/09/2021 14h49 última modificação: 21/09/2021 14h49

O IFPB Campus Santa Luzia, completa,  nesta terça-feira (21), quatro anos de criação. A portaria ministerial Nº 1.213  foi assinada em 21 de setembro de 2017 e transformou o antigo Centro de Referência em Educação Profissional em Campus Santa Luzia. A data foi lembrada pela comunidade accadêmica, que fez um resgate histórico das principais conquistas da unidade, consolidando-se como um importante espaço de oferta de educação profissional para a região.

Confira abaixo o texto da pedagoga Francinaide Souto com revisão de Danúbia Barros:

Nesta terça-feira, 21 de setembro, o Campus do IFPB Santa Luzia completa 4 anos de sua criação, por força da Portaria Ministerial Nº. 1.213 de 21 de setembro de 2017. Antes disso, porém, o Campus executava suas atividades como Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica (CREPT), implantado em 2014, com a oferta de Cursos FIC e de Programas como o Mulheres MIL vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Ainda em 2017, o Campus abre Edital para sua primeira turma de Ensino Regular com a oferta de 40 vagas para o Curso Técnico Subsequente em Informática. Superadas as dificuldades iniciais de Campus em implantação, com a frequente melhoria no número de servidores e insumos como: equipamentos, aquisição de material didático e pedagógico, acervo bibliotecário e implantação de laboratório de Informática, é criado, em 2019, o Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

O processo seletivo foi um sucesso, com um número significativo de inscritos, o que demonstrou que o Campus estava se consolidando e ampliando seu leque de alcance no tocante à comunidade local e às cidades circunvizinhas, preenchendo, sem dificuldade, o número de vagas ofertadas. Estávamos, na época, em nosso segundo ano de efetivação como Campus do IFPB. Com a expansão do Campus, a construção da sede definitiva e a demanda viabilizada pela alocação dos Parques Eólicos no Município de Santa Luzia e Região, a gestão, num ato de ousadia e visão de futuro, vislumbrando a oportunidade de capacitar e promover a formação de mão de obra qualificada, aprova Ad Referendum em 2020, o Plano Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável, e, mais uma vez, atendemos ao anseio da comunidade que buscou, avidamente, participar do processo seletivo, para ingresso no curso.

Infelizmente, no momento que avançávamos na oferta de vagas em 2020, com nossa segunda entrada para o Ensino Médio, primeira entrada para o Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável, fomos todos surpreendidos com o advento da Pandemia da COVID-19 (SARS-CoV-2). Em pleno crescimento, com oferta de novos cursos, entrada de servidores, docentes e técnicos, aquisição de equipamentos para laboratórios, material didático para os discentes, contratação de terceirizados, avanço na construção do prédio oficial, conclusão de reforma na sede provisória, fomos obrigados a parar e ressignificar nossas práticas, anseios, sonhos.

Para um Campus novo, ávido por crescimento e pela execução de um trabalho efetivado com responsabilidade e compromisso, nos vimos impossibilitados dos avanços tão almejados por todos. Porém, mesmo com passos lentos, mas firmes, não nos deixamos abater; e fomos todos, docentes, discentes, servidores técnicos, comunidade acadêmica e externa, aprender a aprender, buscar quais as melhores estratégias para que pudéssemos continuar crescendo e consolidando nosso projeto de educação profissional técnica e tecnológica pautada na missão, valores, respeito aos saberes diversificados e, especialmente nesse momento em questão, na empatia pela situação a que todos estávamos submetidos. Passamos a desenvolver nossas atividades utilizando as ferramentas disponíveis e fazendo o nosso melhor com o melhor que dispúnhamos.

Diante de todo esse contexto, podemos dizer que esse não é um Aniversário comum, mas sim o ano da superação, o ano que fomos desafiados a promover educação, ensino-aprendizagem com os recursos que eram possíveis. Ano em que o aluno mais teve seu protagonismo estimulado, desafiado, pois ele passou a ser literalmente o ator de sua aprendizagem.

Ano em que mais crescemos, talvez não materialmente, não em número de alunos, mas na compreensão, na união, na motivação, na força conjunta, na vontade de fazer dar certo, na percepção e compreensão de como a proximidade com o outro é necessária, de como educação se faz com pessoas e para pessoas; como ensinar e aprender na interação, na convivência são importantes.

Aprendemos! Fomos todos desafiados a nos superar, a nos transformar em meio às dificuldades, a acreditar na ciência, pela qual desenvolvemos nosso trabalho; a alimentar nossa esperança diariamente.

Assim, nós que fazemos o Campus do IFPB Santa Luzia, estamos todos de PARABÉNS!

São 4 anos de uma história que vem sendo consolidada nos quatro pilares da educação, os quais se tornaram ainda mais necessários nesse último ano, a saber: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser (Jacques Delors).

Parabéns Campus Santa Luzia!