Você está aqui: Página Inicial > Relações Internacionais > Parceiros > IIDV - PDVL - PDVAgro

IIDV - PDVL - PDVAgro

por Monica Maria Montenegro de Oliveira publicado 02/02/2017 14h59, última modificação 22/07/2022 19h41

PDVL


O PDVL- Programa Internacional Despertando Vocações Para as Licenciaturas - surgiu de uma experiência exitosa na qual o IFPE fez parte, a convite da Universidad de Mendoza em 2012, que tinha como objetivo realizar um trabalho de estímulo aos estudantes secundaristas de Argentina, Colômbia e Brasil pelas carreiras ligadas às engenharias – DESPERTAR VOCAÇÕES TECNOLÓGICAS (DVT).

A partir de 2014, muitas ações foram desenvolvidas  PDVL entre o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE - campus Vitória), Instituto Federal da Paraíba (IFPB – campus João Pessoa), Instituto Federal de Alagoas (IFAL – campus Maceió), Universidad Nacional de La Plata (UNLP) e Universidad de Mendoza (UM), como oficinas, visitas técnicas, feiras de profissões, simpósios, congressos, cursos de extensão internacional. No ano de 2015, o PDVL deu continuidade às ações exitosas e iniciou outras novas, conforme objetivos específicos para essa nova etapa.

Em 2015, o contexto de atuação foi ampliado, pois além da licenciatura em Química, outras licenciaturas foram contempladas. Para essa edição, foram contemplados os seguintes cursos de Formação de Professores: Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, além da ampliação para a Licenciatura em Pedagogia e também das parcerias (IFPE, IF-Sertão Pernambucano, UFPE, UFRPE, IFPB, IFAL, IFRO, IFGO, IFPI, UPLA, UNLP, UM, UTN). 

Em 2018 -  O trabalho dos alunos e professores Alessandra Marcone Tavares Alves de Figueirêdo, Carlos Alberto da Silva Júnior, Daniel Gabriel da Silva e Márcio Jean Fernandes Tavares do JBM, escola parceira do PDVL, apresentado ano passado na Itália, foi publicado agora como capítulo de livro. O capítulo tem como título: Ensino experimental na área de Química. Para ter acesso ao livro clique no link abaixo: 

http://sobrelaeducacion.com/libros/coleccion/  ( Nome do Livro: Novos Rumos da Educação.)

 

1 - Versão atualizada do "Núcleo de Extensão Profissional - Valorização e Incentivo à Docência em Química".

2 - Núcleo de Extensao Profissional_2018 - Cadastrado na COPEX



 

PDVAgro

 

Em 2015, o PDVAgro - Programa Internacional Despertando Vocações Para as Ciências Agrárias - foi conduzido de forma piloto, mas em poucos meses se tornou referência nas suas ações de ensino, pesquisa, extensão e rede de cooperação. As parcerias já iniciadas pelo PDVL com os Institutos Federais da Paraíba, Alagoas e Sertão Pernambucano foram fortalecidas também na área das Ciências Agrárias, novas parcerias nacionais foram firmadas e também internacionais a exemplo da INACAP (Chile).

As atividades desenvolvidas neste Programa estão alinhadas ao objetivo de “Desenvolver ações que auxiliem no despertar do interesse para os cursos das áreas de ciências agrárias, através da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes e fazeres entre a Academia e a Sociedade, tendo como foco a formação do estudante, a integração com o Mundo Rural e as tecnologias educacionais, utilizando-se do formato de Rede de Cooperação Internacional” e a três eixos diretamente relacionados e articulados entre si e que são executados pelos parceiros em seus locais de atuação, tomando como ferramenta principal, de diagnóstico, as metodologias participativas.