Você está aqui: Página Inicial > Relações Internacionais > Assuntos > Editais e Processos Seletivos > 2022 > Mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

por Monica Maria Montenegro de Oliveira publicado 22/04/2022 16h14, última modificação 22/04/2022 17h06
CANDIDATURAS IPB: SETEMBRO 2022

Mobilidade acadêmica para graduação e mestrado no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

Data do envio da candidatura: 20/05/2022 para o e-mail institucional da

Ano letivo de 2022/2023:
Mentoring Academy: 12/09/2022 a 18/09/2022
1º Semestre: 19/09/2022 a 18/02/2023
2º Semestre: 20/02/2023 a 15/07/2023
Mentoring Academy é um programa de promoção da integração e do sucesso académico dos estudantes do IPB (https://mentoringacademy.ipb.pt).
Pausas letivas: 19/12/2022 a 01/01/2023 (Natal) e 03/04 a 10/04/2023 (Páscoa)
Em 2022/2023, cada semestre letivo corresponde a 30 créditos do ECTS e terá uma duração de 20 semanas, incluindo o período de avaliação.

N.º vagas: Não temos limites de vagas (informo que todos os alunos terão isenção do pagamento da anuidade, contudo não temos residências para alunos internacionais).

Documentos necessários:
- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes, que depois atrasam sempre os pedidos dos vistos de estudante);
- Histórico Académico;
- Comprovativo de matricula;
- Contrato de estudos.

Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854.
Atenção aos cursos de diferentes campis.
O preenchimento da tabela B do acordo de estudos é obrigatório.
Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:

- Os alunos devem estar regularmente matriculados;
- média global/CRE superior a 70;

IPB não aceita documentos enviados pelos alunos, por isso, entrar em contato com a instituição para mais informações ().
- Os alunos devem escolher matérias do 1.º semestre (semestre de setembro a fevereiro, que no IPB corresponde ao 1.º semestre), podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1.º semestre.

- Os alunos devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes;

- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;

- Aceitamos alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura e de mestrado;

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;

- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (18/02/2023).

- Informo que com a avaliação não será enviado os conteúdos programáticos das matérias (vocês denominam de ementas). Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) está disponível online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas ao entrarem em cada curso, podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa). Caso vocês precisem mesmo das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, deve avisar e solicitar aos vossos alunos de intercâmbio (depois de chegarem ao IPB e de definirem o acordo de estudos final) que solicitem as ementas carimbadas junto dos serviços académicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e internacionais.
Benefícios:
Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e o IFPB, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

Fica a cargo do aluno seguros de viagem e de saúde (PB4), viagens de avião, alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB), alojamento, material escolar, entre outras despesas.