Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação > Pesquisa > Pasta Programas de Pesquisa > Despertando Vocações para as Licenciaturas do IFPB

Despertando Vocações para as Licenciaturas do IFPB

por PRPIPG publicado 19/07/2016 14h52, última modificação 19/07/2016 14h52

Programa Despertando Vocações para as Licenciaturas do IFPB

O Programa Despertando Vocações para Licenciaturas (PDVL), Campus João Pessoa, parte do pressuposto de que a formação do licenciado se fundamenta em uma concepção de ser humano, de sociedade e de mundo que envolva a busca de uma política integrada, visando à construção de um sistema educacional democrático e inclusivo. Tais aspectos caracterizam o Programa como uma ferramenta útil na interiorização de questões relacionadas ao ensino das licenciaturas. Esse programa pretende, portanto, envolver extensionistas e pesquisadores licenciandos do IFPB – Campus João Pessoa, a fim de que desenvolvam trabalhos voltados para a prática docente no ensino das Licenciaturas. Tais práticas vislumbram ações exitosas com outros pares, que ampliem a troca de saberes, conhecimentos e fazeres entre discentes e a comunidade escolar, capacitando, nesse processo, professores da Rede Pública de Ensino em uma ação contínua que será construída por etapas e em uma perspectiva de avanços epistêmicos no campo das Licenciaturas. O Programa tem por objetivo central fomentar ações que auxiliem no despertar do interesse para os cursos de Licenciaturas, por meio da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão e da troca de saberes entre a Academia e a Escola Básica, tendo como foco a formação docente e as tecnologias educacionais e o avanço no campo epistêmico do objeto de estudo. Em decorrência deste objetivo geral, o Programa norteia-se pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.