Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão e Cultura > Cultura > Prêmio IFPB de Artes Visuais > Fotografias Selecionadas para Votação Popular

Fotografias Selecionadas para Votação Popular

por Verônica Rufino publicado 12/04/2021 14h54, última modificação 12/04/2021 14h54

CATEGORIA ESTUDANTES

Cópia de 15.Nec em Ação!.jpgFoto: NEC em Ação (2019)/ Autor (a): Cindy Shirlley Pereira de Oliveira - Campus Guarabira

A fotografia foi realizada com a ação e finalidade de construção de hortas no campus, pelos participantes do projeto de extensão Nec (Núcleo de Educação Cidadã do Campus Guarabira ) visando a sustentabilidade e a interação dos alunos ao meio ambiente.

8.Memorias de onde moro..JPGFoto: Memórias de onde moro (2019)/ Autor (a): Marbson Goulart Antas - Campus Princesa Isabel

Projeto de extensão “Memórias de onde moro: a história dos prédios históricos de Princesa Isabel-PB”. Evento de extensão “Memórias de onde moro” (exposição de exposição de fachadas em miniaturas, desenhos de observação e resumos históricos de edifícios de Princesa Isabel).

9.Costurando Proteção para Enfrentamento à COVID 19.jpgFoto: Costurando Proteção para Enfrentamento à COVID 19 (2020)/ Autor (a): Jéssica Pontes Gomes - Campus Pedras de Fogo

A fotografia foi realizada durante a preparação dos kits de insumos para distribuição para as costureiras cadastradas no Projeto Confecção de máscaras de tecido para prevenção da COVID-19, do Edital nº 32/2020 - Fluxo Contínuo: COVID-19 - Extensão Contínuo, em parceria com o projeto Produção em Rede: Confecção de máscaras em tecido para prevenção à COVID-19, do Edital nº 06/2020 - PROJETO COVID-19. Envolvendo a comunidade externa e acadêmica do Campus Pedras de Fogo, da área de Moda e Vestuário, envolvendo a professora substituta Lucyana Azevedo e as parceiras sociais Aldilene Martins, Joana Antônio dos Santos e a autora da foto, Jéssica Pontes. O objetivo dessa ação foi a produção de 15.000 máscaras de proteção, em parceria com as Associações de Costura e costureiras autônomas da região de Pedras de Fogo.

Cópia de 5.O oitão da minha casa.jpeg

Foto: O Oitão da Minha Casa (2020)/ Autor (a): Everaldo Barbosa da Silva - Campus Princesa Isabel

A foto foi retirada em um momento de entrevista do projeto de extensão “Etnobotânica na comunidade quilombola Cavalhada: conhecimento tradicional sobre plantas alimentícias e medicinais” sobre o resgate cultural e etnobotânico dos saberes da população, mostrando as plantas da casa e a importância de um sistema de cisternas para o abastecimento e crescimento dessas plantas utilizadas pela comunidade.


13.Turismo Rural de Base Comunitária (1).jpgFoto: Turismo Rural de Base Comunitária (2020)/ Autor (a): Carlos Alberto Cavalcanti Soares - Campus João Pessoa

A fotografia "Turismo Rural de Base Comunitária" foi registrada na ação de extensão "Inventário dos recursos naturais - atrativos turísticos da região de estudo". Pertencente ao projeto: Implantação do Turismo Rural de Base Comunitária na Cooperativa de Agricultores Familiares de Bananeiras/PB. Edital nº 13/2020 - PROBEXC PROJETO. Curso Superior em Gestão Ambiental - IFPB Campus João Pessoa/PB. O presente projeto constitui-se em uma iniciativa de implantação do turismo de base comunitária na região polarizada pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Bananeiras (COOPAFAB), na perspectiva de agregar valor ao que já vem sendo desenvolvido pela cooperativa na área de produção agrícola face ao potencial turístico identificado pelos próprios cooperados. A cooperativa é composta por 66 membros que produzem alimentos do tipo: cereais, hortaliças, frutas, tubérculos, grãos, além da piscicultura. Também como parte das atividades, beneficiam os produtos transformando-os em pães, bolos, doces e polpas de frutas, que são comercializados em feiras locais. Esta proposta surgiu da necessidade de continuar o trabalho desenvolvido no programa: Fortalecimento de Arranjos Produtivos para Agricultura Familiar, o qual buscava desenvolver ações de fortalecimento e crescimento da Agricultura Familiar, através de processos educativos e participativos que promovessem a ampliação das politicas públicas de comercialização e de fomento. A ação está inserida nos Núcleos , NEESTEC ( Nucleo de Estudos e Aplicação de Economia Solidária e outras Tecnologias Sociais) e NESTS (Núcleo de Economia Solidária e Tecnologias Sociais).

14.A Trama do Olhar.jpgFoto: A Trama do Olhar (2021)/ Autor (a): Eliel Ferreira de Andrade - Campus Pedras de Fogo

"Trama" é o conjunto de fios que se cruzam para formar um tecido. A trama do olhar significa, para mim, enxergar de maneiras diferentes e como o conhecimento, o compartilhamento dele, faz com que os nossos "olhares" se expandam, se misturem, se cruzem. Meu primeiro contato com a instituição foi no ano passado, curso FIC de Costura e Tendências de Moda no campus de Pedras de Fogo. Durante o curso fui convidado pela incrível professora (Lucyana Azevedo) a participar de um projeto com o objetivo de desenvolver portfólios digitais para as associações de mulheres costureiras da cidade e foi desse contexto que encontrei a inspiração para a fotografia dessa premiação e a criação do conceito relacionado ao conhecimento. Não apenas contribuí/estou contribuindo com as associações, como também aprendendo muito, enxergando de outras maneiras, fazendo com que elas também enxerguem de outras maneiras, "tramando" o nosso olhar para lugares diferentes. Acredito que, de modo geral, o conhecimento é a base para todas as ações de extensão da instituição. Nesse sentido, utilizei o termo "trama" também como uma espécie de metáfora para o conhecimento/compartilhamento de saberes.

CATEGORIA COMUNIDADE EXTERNA

10.Conexões (1).jpgFoto: Conexões (2019)/ Autor (a): Marcely Dias da Silva - Cajazeiras

Foto tirada durante dinâmica com as crianças do Assentamento Juazeiro (Marizópolis/PB), que fazia parte das ações das Caravanas Culturais Realizadas em Parceria da RECID, IFBDS, CPT SERTÃO, IFPB Campus Cajazeiras, PROEXT - IFPB e o NUCCA - IFPB. Onde as Caravanas eram parte de um projeto intitulado: "Quando o povo se junta o poder se espalha". O projeto consistia em apresentações culturais que envolviam teatro, musica, dança, cinema e atividades com os jovens de Assentamentos no Sertão da Paraíba. Passando por dez assentamentos.

3.FUGA (1).jpgFoto: Fuga (2018)/ Autor (a): Karla Rossana Francelino Ribeiro Noronha - João Pessoa

Esta fotografia foi produzida durante uma saída fotográfica do curso de extensão Fotografia Artística do IFPB campus João Pessoa. Nessa atividade tivemos o objetivo de exercitar o fazer fotográfico em ambiente externo (Porto do Capim) pensando sobre o que gostamos de fotografar, o que não gostamos de fotografar, pensar no conceito e na mensagem que queremos passar com as imagens registradas. O lugar escolhido, Porto do Capim, nos permitiu exercitar de forma complexa o nosso olhar já que é um ambiente rico culturalmente e socialmente, pois é o lugar que João Pessoa nasceu. Conhecemos os moradores, a cultura e o dia-a-dia do lugar. Foi um momento muito rico. A foto foi feita no momento em que crianças e adolescentes da comunidade tomavam banho no rio Sanhauá. Subiam na ponte de acesso e pulavam dentro do rio. Esse é o lugar de diversão e de esquecimento das dificuldades do dia-a-dia dos jovens da comunidade do Porto do Capim. Fuga é uma obra que busca refletir sobre a necessidade que o ser humano tem de querer escapar de situações, lugares, relacionamentos e pessoas. O garoto da imagem está parcialmente desfocado simbolizando uma instabilidade psicológica e de comportamento humano. A água representa o caminho fluido com muitas possibilidades de rotas de fuga para que se possa chegar à um novo lugar ou se esconder de algo que não queremos mostrar ou enfrentar.