Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2023 > 03 > Reitoria Itinerante chega ao Campus Princesa Isabel

Reitoria Itinerante chega ao Campus Princesa Isabel

Estudantes e servidores contribuíram com pautas importantes para o Campus
por Patrícia Nogueira publicado: 29/03/2023 17h57 última modificação: 29/03/2023 18h08

No segundo dia de jornada, a Reitoria Itinerante chega ao Campus Princesa Isabel nesta quarta-feira (28). A equipe composta pela Reitora Mary Roberta, Pró-Reitor de Ensino Neilor César e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Rivania Sousa foi recebida pela Diretora Geral Jordânia de Lucena.

A apresentação cultural dos estudantes abriu os trabalhos das audiências com os estudantes e com os servidores. Pela manhã, Júlia Sara, José Leandro e Gabriel Freitas tocaram sucessos sertanejos e também uma música autoral. Já no turno da tarde foi a vez do estudante Dionísio Lopes com a música autoral "Morena" e outras versões do estilo sertanejo.

Os temas previamente estabelecidos na fase de planejamento da Reiti versaram sobre: internet, alimentação estudantil, assistência e auxílios, transporte escolar e professores de formação geral e específica. A tarde foram abordados sobre: a atualização do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, infraestrutra do campus, formato da Reiti, escolha de coordenador de curso, programa de gestão, gratificações e recomposição do quadro de técnicos.

A Reitora Mary Roberta destacou o protagonismo estudantil e a importância de momentos como este para a formação integral do aluno: "Entender o que é democracia e como vocês podem se posicionar e contribuir de forma participativa é essencial para a formação integral", enfatizou.

A Diretora Geral Jordânia de Lucena enfatizou que a construção das ações tem que ser coletiva: "Precisamos ouvir vocês e assim sentar e replanejar, atendendo as necessidades do nosso campus", disse. A diretora complementou que esse é um momento histórico e de grande valia. "O programa vai nos proporcionar a solução de questões junto à reitoria tornando nosso espaço cada dia melhor. Aqui é o início de um diálogo sobre o campus que nós queremos", destacou.

O estudante Kauã Pereira da Silva faz parte do grêmio estudantil atuando como tesoureiro e foi um dos que apresentou demanda para a plenária. "Acho esse momento muito importante para os alunos darem suas ideias e opiniões sobre o que precisam para a reitoria tentar realizar e ajudar", afirmou. Já Edson Leite cursa o 6º período de Ciências Biológicas e achou de suma importancia o olhar que a reitoria vem dando para os estudantes: "Temos muitas dificuldades e esse olhar diferenciado da reitoria para as demandas do campus vem a beneficiar os alunos atuais, bem como os que ainda vão entrar". Outra estudante participante foi Erica de Andrade Sousa que ressaltou a presença da reitoria: "Isso nos dá aproximação, faz com que vejam a nossa estrutura e nossas demandas. Esperamos que isso aconteça mais vezes", afirmou a estudante de Ciências Biológicas que pensa em se formar e ajudar no desenvolvimento da sua região.

A professora Cristiane França é coordenadora do curso superior de Tecnologia Ambiental e é a primeira vez que participa desse encontro: "Cada campus tem uma situação diferente, então a ideia é mostrar para a reitoria nossas demandas e a nossa luta de trazer o melhor para os nossos alunos". Ela considerou extremamente necessário a aproximação da reitoria com a realidade dos campi, trazendo a sensação de pertencimento tanto para estudantes como para servidores.