Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > IFPB prorroga suspensão de atividades presenciais até 30 de abril > 09 > Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro

Noticia

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência – 21 de setembro

Coordenação de Gestão de Pessoas) e o NAPS (Núcleo de Acompanhamento Psicossocial) do IFPB campus Princesa Isabel convida servidores para programação de celebração da Luta da Pessoa com Deficiência.
por publicado: 21/09/2020 13h19 última modificação: 21/09/2020 16h22

No Brasil, no dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

 Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982.

 O dia 21 de setembro foi escolhido por estar próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno, a primavera, representaria o nascimento e renovação das reinvindicações da luta das pessoas com deficiência em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade.

 Cândido Pinto de Melo, um ativista do movimento pelos direitos da pessoa com deficiência quem propôs no início da década de 80 esta data.

 Pinto de Melo foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes - MDPD, organização de pessoas com deficiência que já se reuniam mensalmente desde 1979 e discutiam propostas de intervenções para a transformação da sociedade e da ideologia assistencialista.

 Falar da luta da Pessoa com Deficiência deve ser um trabalho diário, no entanto o dia 21 de setembro é muito importante como um marco e pede reflexões e discussões sérias sobre a busca por novas soluções, além da reafirmação de direitos já existentes.

 No Brasil, de acordo com o IBGE 2010, existem mais de 45, 6 milhões de pessoas com deficiências e, portanto, devemos aproveitar este dia para conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, sobre o preconceito e a inacessibilidade pública, pontos centrais a serem debatidos durante esta data e que são responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas.

 Por isso, faz-se necessário que neste dia TODOS que militam na luta da pessoa com deficiência levantem sua voz para que cada dia mais possamos diminuir esse triste ciclo de invisibilidade que ainda existe e que exclui esse público.

 Neste sentido, a CGP (Coordenação de Gestão de Pessoas) e o NAPS (Núcleo de Acompanhamento Psicossocial) do IFPB campus Princesa Isabel têm a honra de convidá-los para nossa programação de celebração da Luta da Pessoa com Deficiência:

 📌 23/ 09 - Às 19h: Roda de conversa sobre INCLUSÃO com a psicopedagoga Lucivaneide Batista da silva e apresentação musical do José Marcos (marquinhos), mediado por Jordânia Lucena (CGP) e Gleiziany Fortunato (Revisora de textos em Braille), pelo Google Meet (meet.google.com/tqg-egfg-aco).

 📌 28/ 09 - Às 14h30min: Mesa redonda sobre “Diálogos sobre Inclusão: as especificidades dos estudantes com deficiência no contexto de pandemia” com a participação de:

 ✔ Jaqueline Veríssimo, professora de Libras – Educação inclusiva com ênfase na educação de surdos;

 ✔ Fábia Halana Pita, Assistente Social e Pesquisadora da Educação Básica: Preconceito contra as PCDs na Educação - contexto agravado por conta da pandemia – dificuldades de Inclusão;

 ✔ Gleiziany Fortunato e Patrícia Grimaldi – Ações do IFPB para viabilização de uma educação Inclusiva.

 ✔ Antônio Arnóbio - Tradução e interpretação da língua de sinais.

 ➡ No canal do YouTube da CPE (Coordenação de Pesquisa e Extensão) do campus Princesa Isabel: http://bit.ly/cpepi

 📌 28/ 09 – Divulgação do E-book “IFPB Verde: Juntos na luta pelo lugar da pessoa com deficiência”.

 

Produção:

Gleiziany Fortunato (Revisora de Textos Braille – NAPNE-PI)

Priscila Ferreira (Pedagoga – COPAE-PI)

 

registrado em: