Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > IFPB prorroga suspensão de atividades presenciais até 30 de abril > 04 > Arquitetura Hospitalar no controle da COVID-19

Noticia

Arquitetura Hospitalar no controle da COVID-19

Grupo de Estudos da UFBA elabora material voltado para o ambiente residencial
por publicado: 17/04/2020 15h54 última modificação: 17/04/2020 16h20

Pesquisadores do Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-HOSP), da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolveram um manual com orientações da arquitetura hospitalar sobre procedimentos a serem adotados no espaço residencial a fim de controlar a disseminação do COVID-19.

Baseada nas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a publicação considera, ainda, a normativa específica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regula o planejamento, a programação, a elaboração e a avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

O manual expõe, de forma clara e objetiva - com ilustrações e linguagem simples -, orientações sobre aspectos organizacionais dos ambientes físicos da casa e, também, sobre a rotina de higienização e de uso dos mesmos, tanto para o caso de residências com moradores com diagnóstico positivo para COVID-19, quanto para aquelas com moradores com diagnóstico negativo.

As orientações, dentre outros apontamentos, indicam a delimitação de áreas de isolamento e de transição, a fim de proteger os ambientes internos da casa de contaminação. A área de isolamento deve ser determinada caso haja morador com diagnóstico positivo para o COVID-19, para que seja utilizada exclusivamente por ele.

A área de transição situa-se entre o exterior e interior da casa e, no caso de haver morador com diagnóstico positivo para o COVID-19, deve ser inserida também entre a área de isolamento e os demais ambientes . Desse modo, cria-se barreiras para que o vírus não seja conduzido dos ambientes contaminados para aqueles vulneráveis.

Além dessas informações, são disponibilizadas observações importantes a serem consideradas no dia-a-dia dos moradores, o que faz com que a leitura do manual seja de extrema importância para garantir o controle de contágio do COVID-19 dentro de casa, mantendo-a assim como o lugar mais seguro para estar em tempos de pandemia e isolamento social.

Para acessar o Manual na Íntegra - acesse AQUI

Comissão de Comunicação, com o apoio da Profa. Paula Dieb Martins. 

registrado em: