Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2017 > 11 > Teatro, dança, cinema e roda de conversa sobre racismo celebram Dia da Consciência Negra

Destaque

Teatro, dança, cinema e roda de conversa sobre racismo celebram Dia da Consciência Negra

A programação contou com atividades ofertadas pelos projetos do Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade
por publicado: 22/11/2017 16h55 última modificação: 04/12/2017 15h23

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o Campus Princesa Isabel do IFPB realizou diversas atividades como teatro, dança, cinema e roda de conversa sobre racismo. A programação contou com atividades ofertadas pelos projetos do Núcleo de Extensão Cultura e Comunidade.

O “projeto Cineclube” apresentou o curta-metragem Cores e Botas, que discute os padrões estéticos impostos na sociedade brasileira e o preconceito racial. O projeto de teatro !Por trás dos holofotes" ofereceu uma oficina de Teatro do Oprimido, cujo tema foi: “onde você guarda seu preconceito? ”. O projeto “Dançando com cidadania” promoveu uma oficina de dança Afro, ofertada pelas parceiras do projeto e coordenadoras do grupo Nova Geração, composto por crianças da comunidade de Princesa Isabel.

Além dessas atividades, ainda houve oficina de capoeira, apresentação de coco de roda, de adolescentes da comunidade quilombola Livramento, do município São José de Princesa. Estudantes do terceiro ano de Edificações apresentaram pesquisa, realizada durante a disciplina de Sociologia, sobre os povos africanos que vieram para o Brasil escravizados. A manhã foi encerrada com uma roda de conversa com a representante do Centro de Capacitação Agropecuário, irmã Terezinha, de Princesa Isabel. Ela falou da luta dos negros remanescentes de quilombos, contra o preconceito e a discriminação racial, na região. O grupo Nova Geração apresentou a coreografia Pérola Negra e o poema “Me gritaram negra”, da poeta peruana, Victoria Santa Cruz. 

A programação continuou no turno da noite, a partir das 20h30, com a apresentação do grupo Nova Geração e exibição de documentário sobre as cotas raciais e debate com  a comunidade escolar presente.    

20 de novembro – O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003, pelo projeto de lei 10.639, mas, somente em 2011, a lei foi sancionada pela presidenta Dilma Roussef. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1695, Zumbi dos Palmares, considerado o maior líder negro contra a escravidão, no Brasil, foi morto defendendo seu povo, no Quilombo de Palmares, em Alagoas. Em alguns estados brasileiros como Alagoas, Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro e Mato Grosso é feriado.

registrado em: