Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2016 > 10 > Professor premiado na Expotec ministra oficina na III JECeT

Noticia

Professor premiado na Expotec ministra oficina na III JECeT

O professor Francisco Fechine Borges é um dos convidados e irá ministrar uma oficina
por publicado: 03/10/2016 10h22 última modificação: 03/10/2016 10h22

A “III JORNADA DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPB e I Fórum de Tecnologias Sociais: Experiências e Contribuições para o Desenvolvimento Social e Sustentável”, do Campus Princesa Isabel, que acontecerá entre os dias 17 e 19 de Outubro, vai oferecer em sua programação diversas atividades, entre elas, oficinas em diversas áreas do conhecimento.

O professor Francisco Fechine Borges, do IFPB – Campus de Santa Rita, é um dos convidados e irá ministrar uma oficina intitulada “Torneira Eletrônica Econômica – TECA” que tem como objetivo construir uma torneira eficiente, de baixo custo e que gasta muito menos água que uma torneira convencional. Segundo o professor, enquanto uma torneira comum, lança 4 litros por minuto, em geral, a Teca, que trabalha com pressurização da água, gasta meio litro.

 Este projeto conquistou o primeiro lugar na categoria inventor na Expohab, exposição de habitações sustentáveis e inteligentes, realizada na II Expotec - Feira de Inovação e Tecnologia, que aconteceu em agosto deste ano em João Pessoa. Ainda no mesmo evento o professor Fechine também conquistou o segundo lugar na categoria pesquisador com o trabalho UVTRON-PB: filtro para desinfecção de água por luz ultravioleta.

O professor Fechine é hoje uma referência em tecnologias sociais no IFPB e vem desenvolvendo projetos com matéria-prima de baixo custo e fáceis de serem adquiridas e confeccionadas pelas comunidades.

registrado em: