Você está aqui: Página Inicial > Princesa Isabel > Notícias > 2016 > 08 > Alunos do Campus Princesa visitam Festival de Cinema de Triunfo

Alunos do Campus Princesa visitam Festival de Cinema de Triunfo

Os estudantes tiveram acesso à produção cinematográfica de primeira qualidade no evento em Pernambuco
por publicado: 17/08/2016 09h44 última modificação: 17/08/2016 09h44

Estudantes do Campus Princesa Isabel realizaram uma visita a cidade de Triunfo (PE) para assistir o 9º Festival de Cinema, evento anual e tradicional na região, frequentado por profissionais novos e renomados do audiovisual brasileiro.

“A visita representou uma atividade interessante, divertida e educativa para os alunos que elogiaram a iniciativa e filmes”, disse o professor André Feitosa, um dos idealizadores da atividade. A ação é um desdobramento das atividades do Núcleo de Sociedade e Cultura do IFPB-Campus Princesa Isabel e do projeto de Cineclube realizado pelos professores André Feitosa e Thaís Freitas.

Ao todo foram duas noites de muito cinema, no qual os alunos assistiram a exibição de 10 curtas e um longa metragem. “A iniciativa foi idealizada para levar alunos e servidores a conhecer as iniciativas culturais situadas na região próxima do IFPB e estimulá-los a participar e conhecer tais eventos. O acesso aos bens culturais característicos desse tipo de festival ajuda a valorizar a cultura brasileira e estimular talentos, o interesse artístico e a criatividade do corpo estudantil de nosso campus”, destacou o professor André.

No festival foram assistidos a curtas de ficção e documentários de grande variedade, com destaque para "Praça de Guerra", documentário produzido na Paraíba sobre um grupo de guerrilha que se formou em Catolé do Rocha durante a ditadura militar. Os visitantes também presenciaram à homenagem ao ator pernambucano Germano Haiut que atuou em grandes obras da cinematografia brasileira como Parahyba Mulher Macho (1983), Baile Perfumado (1997) e O Ano Em Que Meus Pais Saírem de Férias (2006). O homenageado também participou recentemente de produções televisivas como A Pedra do Reino (2007) e Amores Roubados (2014). Também puderam assistir ao curta Descaminhos (2016) produzido e filmado aqui na região do nosso campus, pelos cineastas de Manaíra, liderados por Saturnino e sua Manaíra produções.o curta além de ter marcado presença no festival, foi exibido em Junho em Festival Internacional na França.

*DGCOM com a colaboração do professor André Feitosa