Ecossistema de Inovação do IFPB participa de encontro do Projeto Elas na Ciência

Evento contou com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos campi participantes e planejamento de ações para 2026

Professoras e estudantes do IFPB participam de encontro do projeto Elas na Ciência

O planejamento de ações para 2026 e a apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos campi marcaram o encontro das estudantes e professoras integrantes do projeto Elas na Ciência, realizado no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O evento ocorreu no dia 1º de dezembro, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do Instituto, e foi organizado por docentes pesquisadoras da própria instituição.

Durante o encontro, as participantes conheceram o Ecossistema de Inovação do Instituto, em apresentação conduzida pelo servidor Ramiro Manoel Pereira, assessor especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG). Além de detalhar o funcionamento do Ecossistema, ele incentivou as estudantes a ficarem atentas aos editais e oportunidades de eventos na área.

No evento, também foi divulgado o projeto "Rede Paraibana de Meninas e Mulheres Cientistas", que obteve apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Mulheres.

O projeto tem como meta promover a formação de meninas e mulheres da Educação Básica e do Ensino Superior, incentivando seu envolvimento e interesse no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A iniciativa será executada nos campi Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, João Pessoa, Patos e Sousa, abrangendo também os municípios de Cacimbas, Paulista e dez escolas públicas das redes estadual e municipal.

"O projeto permite identificar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na formação em Ciências Exatas e implementar alternativas para oferecer orientação e networking, contribuindo para a superação de desafios e o aumento da confiança das estudantes", afirmou Deyse Morgana, diretora de Pesquisa do IFPB e coordenadora da iniciativa.

A gestora destacou ainda "a necessidade de promover espaços para as alunas do ensino fundamental e médio no ambiente científico através de ações nas escolas parceiras e em laboratórios dos cursos que estão sendo estimulados no âmbito do IFPB”.

DGCOM com informações do Ecossistema de Inovação. Edição: Angélica Lúcio