IFPB e Banco do Nordeste debatem possibilidades de parceria
Encontro busca fortalecer o desenvolvimento tecnológico e econômico da Paraíba
Representantes do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participaram de uma reunião, nesta segunda-feira (8), na sede do Banco do Nordeste (BNB) em João Pessoa-PB. O encontro teve como objetivo apresentar iniciativas e projetos do Instituto com foco no desenvolvimento tecnológico e econômico do estado
Participaram do evento o superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, e o gerente executivo, Izidro Barreiro. Representando o IFPB, estiveram presentes o diretor-geral do Polo de Inovação IFPB, Erick Melo, e o assessor especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira.
O encontro foi aberto por Izidro Barreiro, que destacou a importância de os agentes do banco conhecerem o Polo de Inovação. Em seguida, Rudrigo Araújo, superintendente do BNB na Paraíba, ressaltou a relevância das parcerias entre o banco e as instituições de ciência e tecnologia. Ele também também informou que o banco possui hubs de inovação e que o BNB Paraíba terá um HUB de Inovação em breve
“É muito importante a participação de Ramiro Manoel e Erick Melo para que os nossos agentes de desenvolvimento possam conhecer o grande impacto que o Instituto Federal da Paraíba realiza no estado e no Brasil”, disse Rudrigo Araújo. Ele ressaltou a oportunidade de ações conjuntas entre as duas instituições.
Durante o encontro, os representantes do IFPB apresentaram dados sobre projetos desenvolvidos, bem como sobre os 21 campi do Instituto e o Polo de Inovação, destacando a diversidade de cursos e pesquisadores com diversas áreas de atuação regional. Também foi ressaltada a capacidade da instituição para atender demandas de empresas, indústrias e dos arranjos produtivos locais.
Eles detalharam programas, projetos e mecanismos de fomento que podem ser usados para fortalecer políticas públicas e oferecer melhorias a empresas e indústrias paraibanas. O público-alvo da apresentação do IFPB foram os agentes de desenvolvimento do BNB, que atuam diretamente com o setor produtivo.
“Esta é mais uma oportunidade de apresentar aos agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste as potencialidades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização do IFPB, aproximando as intuições que venham a somar esforços para contribuir para o desenvolvimento e modernização das empresas, das indústrias e dos Arranjos Produtivos Locais”, afirmou Ramiro Manoel.
Atualmente, o Polo de Inovação IFPB atua no Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) com foco na indústria moveleira da Paraíba. O programa é uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap) e outras entidades, incluindo o Instituto.
DGCOM/IFPBcom informações da PRPIPG



