Ecossistema de Inovação do IFPB participa do DemoDay do Impulse Campina
Evento final apontou os melhores projetos das startups participantes em 2025
O Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) marcou presença na grande final do programa Impulse Campina, realizada na terça-feira (8). O evento, que culminou no DemoDay, proporcionou às startups participantes a oportunidade de apresentar seus produtos e soluções a investidores, potenciais parceiros e outros stakeholders. A programação ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae PB), em Campina Grande.
O Impulse Campina é uma política pública de fomento à inovação, promovida pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O programa visa fortalecer o ecossistema local e impulsionar negócios de alto impacto na região. Nesta edição de 2025, o número de vagas foi ampliado, e 40 projetos tiveram acesso a capacitações empreendedoras, conexões estratégicas e mentorias especializadas.
Durante o DemoDay, coordenado por Karolina Celi Tavares Bezerra, os agentes de inovação do IFPB Jaildo Tavares Pequeno e Danyllo Albuquerque integraram as bancas avaliadoras. Eles se juntaram a Rodolfo Lucas (mentor e investidor), Josemir Moura (professor da Universidade Estadual de Campina Grande e facilitador do programa) e Jayuri Susy Araújo (especialista em inovação e estrategista em negócios de impacto). O assessor especial para Inovação e Empreendedorismo do Instituto, Ramiro Manoel Pereira, também esteve presente no evento.
Ao longo da tarde, a programação incluiu a abertura e as boas-vindas, pitchs das startups, pitch reverso das instituições e o encerramento oficial da edição 2025 do programa. Os representantes das startups puderam apresentar seus produtos, serviços e ideias, refletindo o trabalho, a criatividade e a dedicação desenvolvidos ao longo das 14 semanas de mentoria.
Duas startups se destacaram em 2025: Gracilis Defender, empresa de biotecnologia que utiliza matéria-prima da Caatinga para desenvolver repelente e hidratante no combate a vetores de arboviroses; e Labtoy, plataforma educacional tecnológica focada na análise da aprendizagem infantil de forma acessível.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, William Tejo Filho, ressaltou o sucesso da edição: “À medida que essas startups continuam a crescer e prosperar, espera-se que contribuam significativamente para o desenvolvimento econômico da região, impulsionando o empreendedorismo e a inovação no nosso estado. Estaremos sempre de portas abertas para contribuir com esse desenvolvimento”.
O assessor especial Ramiro Manoel,do IFPB, comentou sobre a iniciativa. “Foi muito importante participar desses programas, que conta com a integração de diversas instituições e parcerias nos HUBs de Inovação do estado da Paraíba, além de ver o potencial dos paraibanos e suas criatividades em prol de negócios de ponta, percebendo a evolução a cada etapa”.
O Impulse Campina 2025 contou com a colaboração de diversas instituições, incluindo o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, NEO IFPB Agência de Inovação, Polo de Inovação do IFPB, Sebrae PB, Associação Comercial de Campina Grande, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Incubadora Tecnológica de Campina Grande, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Financiadora de Estudos e Projetos, Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo, Coordenadoria de Inovação Tecnológica – INOVATEC da Universidade Estadual da Paraíba, Ventiur, HUB Conexões Criativas, Experaí Criatividade e Osten Games.
DGCOM/Reitoria com informações da PRPIPG/IFPB e da Codecom/PMCG



