Ecossistema de Inovação participa do “Paraíba Produtiva” em Campina Grande

Paraíba produtiva.jpeg

Evento reuniu instituições de fomento à inovação, à modernização e à competitividade da indústria

Trocar experiências, conhecimentos e identificar novas possibilidades de inovação e modernização para a indústria paraibana. Este foi o objetivo do evento “Paraíba Produtiva: Indústria, Inovação, Desenvolvimento e Produtividade”, realizado em Campina Grande há poucos dias com a participação de integrantes do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Em alusão ao Dia da Indústria (25 de maio), a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiepb) promoveu o "Paraíba Produtiva" em 29 de maio, em sua sede. O evento reuniu empresários, gestores públicos e representantes de instituições financeiras, reforçando o compromisso com um novo ciclo de desenvolvimento industrial no Brasil. A iniciativa da Fiepb contou com o apoio de outras instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Representando o Ecossistema de Inovação do IFPB, participaram do evento o diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo, o coordenador de Prospecção, Negociação e Elaboração de Projetos, Salomão Medeiros, e o assessor especial para Inovação e Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), Ramiro Manoel Pereira, além dos pesquisadores Moacy Pereira da Silva e Luiz Fernando Rodrigues.

Durante o encontro, as quatro Unidades Embrapii da Paraíba (do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba) montaram estandes para apresentar road show, cases, tirar dúvidas e mostrar seus portfólios para industriais e empresários. Já no auditório, houve apresentação de um painel sobre a característica de cada unidade Embrapii e respectivos projetos desenvolvidos.

Um dos destaques do evento “Paraíba Produtiva: Indústria, Inovação, Desenvolvimento e Produtividade” foi o painel sobre o programa Brasil Mais Produtivo, que apresentou soluções para elevar a eficiência e a competitividade das indústrias. A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com entidades diversas, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Embrapii e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

DGCOM/IFPB com informações da PRPIPG