IFPB participa de evento nacional da Embrapii com foco no futuro da indústria

Evento nacional da Embrapii é realizado em Goiânia com foco no futuro da indústria.jfif

Encontro realizado em Goiânia ampliou parcerias, apresentou resultados e compartilhou tecnologias

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou no dia 5 de maio de um evento com foco no futuro da indústria, que reuniu mais de 250 participantes em Goiânia-GO, numa iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A programação foi realizada no auditório da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg).

Com o tema “Brasil que inova: Embrapii impulsiona o futuro da indústria”, o encontro teve o objetivo de reunir diversos parceiros para um dia de muito aprendizado, inovação e networking. A ideia era ampliar parcerias, apresentar resultados e compartilhar tecnologias desenvolvidas. Na ocasião, também foi anunciado um programa para credenciamento dos Institutos Federais na rede de Unidades Embrapii.

Ao todo, o evento atraiu representantes de 71 das 93 Unidades Embrapii do País. O diretor-geral do Polo de Inovação, Erick Melo, representou o IFPB no evento. Desde 2017, o Instituto é credenciado como Unidade Embrapii, com atuação na área de Sistemas para Automação da Manufatura. Em dezembro de 2023, houve o recadastramento da unidade. 

“Um dos pontos importantes do evento foi o compromisso da Embrapii de sempre procurar melhorar o seu processo de gestão e transparência junto às unidades credenciadas”, comentou Erik Melo. O diretor-geral do Polo de Inovação apontou como destaque da programação a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) e do Plano de Excelência Operacional. Dentro do PDC, apenas 37 das 93 Unidades Embrapii foram contempladas. “E o IFPB foi uma das contempladas”, ressaltou Erick.

O evento incluiu apresentação de resultados, demonstração de tecnologias desenvolvidas, anúncios de ampliação da rede de Unidades credenciadas e de novas parcerias. Também houve apresentação de projetos e discussão da importância do modelo de apoio da Embrapii à inovação industrial no Brasil.

Durante a abertura da programação, o presidente da Embrapii, Alvaro Prata, divulgou os resultados do ano passado. “Foram quase R$1,2 bilhão em projetos contratados em 2024”, disse. Conforme Prata, os números refletem a parceria exitosa presente no modelo Embrapii, que integra governo, empresas e academia.  “Ao atender a indústria nacional, nós nos preparamos também para atender o nosso país e a nossa sociedade”, afirmou.

Atualmente, há mais de sete mil colaboradores das Unidades Embrapii vinculados ao Ministério da Educação (MEC). Tal número tende a aumentar, visto que será lançado este ano um programa de credenciamento de Institutos Federais na rede de Unidades Embrapii. “Teremos um processo seletivo dentro dos Institutos Federais que selecionará oito instituições para que façam parte de um processo de mentoria para que no final do ano tenhamos três novos polos de unidades Embrapii”, explicou Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Texto: Angélica Lúcio - Jornalista IFPB, com informações da Ascom/Embrapii
Imagens: Erick Melo