Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2023 > 06 > Polo de inovação participa de reunião sobre indústria e mercado moveleiro

Noticia

Polo de inovação participa de reunião sobre indústria e mercado moveleiro

Na ocasião foi apresentado o projeto FORESIGHT direcionado com a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (AMAP).
por publicado: 19/06/2023 09h07 última modificação: 19/06/2023 09h10

Na quinta-feira (15/6), os representantes do Parque Científico e Tecnológico Sinergia e do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, e Thyago Silveira, Professor do IFPB Campus Cabedelo e pesquisador do Polo de Inovação, estiveram participando de reunião no SEBRAE sobre o projeto FORESIGHT direcionado com a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (AMAP).

Na ocasião foram apresentadas as tendências das demandas de mercado, focos em nichos com alto crescimento, fatores de competitividade, cadeia de valor. Com as fases elaboradas da prospecção do cenário tecnológico futuro mais relevante (Tecnology Roadmaps). Definição da propensão de investimentos tecnológicos as empresas integradas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ambiental, Social e Governança (ASG). Transferência de conhecimento e plano de Inovação com etapa de implantação.

A metodologia FORESIGHT já está presente em mais de dez projetos no Brasil, em diferentes segmentos (construção civil, alimentação e bebidas, produção de biogás, entre outros). É uma metodologia que reúne governança e definições de prioridades (tecnológicas, de melhoria de processos e desenvolvimento de pessoas) com construção e intervenção coletiva nas cadeias produtivas para que possam promover um desenvolvimento de médio e de longo prazo nos setores.

A atividade foi conduzida pelo consultor do SEBRAE e especialista do Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (COSMOB) da região de Marche, na Itália, Emílio Beltrami. Ele explicou que a oficina tem o intuito de reconhecer o mercado moveleiro local e como traçar metas e ações para contribuir com a expansão do setor. “Queremos definir qual pode ser um caminho para que a indústria local possa continuar a ser competitiva frente aos mercados globais. O FORESIGHT é uma previsão tecnológica para definir o seu produtor e quais tecnologias novas que podemos levar em consideração para melhorar o desempenho dos pequenos e médios negócios”, completou.

Segundo o Professor Thyago Silveira a parceria da AMAP com o SEBRAE Nacional com o uso das oficinas do FORESIGHT ajuda o setor moveleiro paraibano a identificar áreas prioritárias para intervenção nessa indústria tão importante para o Estado. Entre elas, produção de software de gestão para gerenciamento de toda cadeia produtiva da entrada da matéria prima, estoque, produção dos móveis, logística, venda e pós-venda, combinando competitividade e sustentabilidade. Além disso, a necessidade de capacitações tecnológicas principalmente no uso de metodologias como o aprendizado baseado em projetos (ABP) para o desenvolvimento das soft skills (habilidades interpessoais, socioemocionais, personalidade, atitude, flexibilidade, motivação, dentre outras) das equipes do setor. Por fim, finalizada essa etapa do diagnóstico das empresas do polo moveleiro, a ideia é realizar o cruzamento das demandas com o potencial tecnológico e as linhas de fomento das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I) do Estado que possam contribuir para o suporte e mitigação dos problemas identificados no setor Moveleiro.  

Na sexta-feira (16/6), o Coordenador de Indústria e Conexões Corporativas do SEBRAE Nacional, Renato Perlingeiro e comitiva estiveram conhecendo as instalações do Parque Científico e Tecnológico Sinergia e do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba. Na ocasião assistiram à apresentação do Diretor do Polo de Inovação, que conta com uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) na área e Sistemas para Automação da Manufatura, professor Erick Melo, as ações desenvolvidas e as parcerias em âmbito regional, nacional e internacional em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Extensão Tecnológica. Atualmente com mais de 55 parcerias firmadas com empresas nacionais e multinacionais, apresentando a evolução das parcerias regionais, nacionais e internacionais realizadas, mostrando a pujança da ciência, tecnologia e inovação realizada pela instituição.

Além da visita do Coordenador de Indústria e Conexões Corporativas do SEBRAE Nacional, Renato Perlingeiro, estiveram presentes no momento, Maria Gorete Cirino, Gestora do programa FORESIGHT no SEBRAE de João Pessoa, Emílio Beltrami, especialista do COSMOB, José Sávio, Agente de desenvolvimento de negócios na Banco do Nordeste do Brasil S.A, Franco Fred, Gerente da Agência SEBRAE de João Pessoa, Jamaci Damasceno, Assessoria de assuntos estratégicos e relações institucionais na Federação das micros e pequenas empresas do estado da Paraíba, neste ato representando a AMAP e Gricelia Pinheiro, Assessora especial de apoio a gestão.

 “O IFPB vem exercendo atividades em pesquisa aplicada em consonância com as demandas e necessidades dos setores da economia e da sociedade. É desta forma, que Polo de Inovação vem atuando em parceria com as empresas da Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (AMAP), primeiramente, na região metropolitana, onde identificamos um maior nível de necessidade e maturidade das empresas em relação a transformação digital e da inserção desse arranjo produtivo dentro da Indústria 4.0.” Disse o Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo.

Segundo o professor Erick Melo, o Polo de Inovação, hoje, com a sua Unidade EMBRAPII, na área de Sistemas para Automação da Manufatura, conta com um portfólio vasto de investimentos não reembolsáveis (SEBRAE, BNDES, ROTA 2030, EMBRAPII CG, dentre outros) para o setor Industrial, visando fornecer as empresas a possibilidade de desenvolvimento a partir da inovação dentro do seu parque industrial. A inovação é fundamental para o desenvolvimento, porque permite agregar novos métodos, tecnologias, contextos e com isto viabilizarmos processos, produtos e serviços mais rápidos, eficientes e com maior produtividade. Tudo isso se converte em mais geração de renda, mais empregos e arrecadação de impostos para o país e principalmente para o Estado da Paraíba.

 

Colaboração – Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira