Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2023 > 05 > Pesquisa, desenvolvimento e inovação são temas de reunião com a Secretaria de Meio Ambiente

Noticia

Pesquisa, desenvolvimento e inovação são temas de reunião com a Secretaria de Meio Ambiente

O Polo de Inovação apresentou todo o potencial de atuação do IFPB na área
por publicado: 05/05/2023 11h26 última modificação: 10/05/2023 10h01

As potencialidades de todos os campi do IFPB, laboratórios de pesquisa e estudos que estão sendo realizados, além das ações que o Polo de Inovação do IFPB vem desenvolvendo nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Sistemas para Automação da Manufatura foram destaque na reunião realizada entre o  IFPB e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, nesta quinta-feira (04) no Parque Sinergia. 

O Diretor Executivo da Editora IFPB e pesquisador da área de Engenharia Elétrica e Automação e Controle no IFPB João Pessoa/Polo de Inovação, Ademar Gonçalves da Costa Junior,  apresentou e discutiu com a equipe ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) os quais o IFPB possa firmar possíveis parcerias de desenvolvimento com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba. Além de apresentar, em conjunto com o Professor Thyago, alguns dos projetos já desenvolvidos pelo IFPB na área de meio ambiente, os Professores Erick e Michel apresentaram as ações já desenvolvidas pelo Parque Sinergia/Polo Embrapii e o Professor Jerônimo, as potencialidades do campus Santa Luzia relacionadas às Energias Renováveis.

Para o Professor Ademar, existe um enorme potencial que pode ser explorado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba, temática estratégica para o estado, e que possíveis projetos poderão ser estabelecidos com o IFPB em seus diversos campi. Rafaela Camaraense foi apresentada também ao Parque Sinergia, a qual conheceu a infraestrutura existente e alguns dos projetos que foram e estão sendo desenvolvidos no momento.

O Diretor do Polo de Inovação Erick Melo destacou projetos inovadores que têm como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do Estado, da região Nordeste e do país como um todo. A visita, segundo Erick Melo, também foi uma oportunidade para os presentes conhecerem de perto as instalações do Parque Científico e Tecnológico Sinergia. "Contamos com uma infraestrutura de laboratórios e equipamentos para projetos de P&D com foco na Indústria 4.0. Os pesquisadores que estiveram presentes puderam apresentar algumas soluções tecnológicas já desenvolvidas para Indústria nacional e regional", explicou.

A Secretária Rafaela Camaraense ressaltou a importância de investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação como forma de promover o desenvolvimento sustentável do Estado. "É fundamental que as instituições de ciência, tecnologia e inovação, como o IFPB, estejam sempre atualizadas e em constante evolução, para que possam contribuir de forma significativa para o crescimento da Paraíba", comentou.

Para Erick Melo, a visita da secretária foi muito proveitosa. "Foi uma oportunidade para conhecer de perto o trabalho desenvolvido no IFPB e para discutir ideias e projetos inovadores que têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado da Paraíba", acrescentou.

Entre os presentes estavam professores e pesquisadores como Thyago Silveira, do Campus Cabedelo, o Diretor da Editora do IFPB, professor Ademar Costa Jr., o Coordenador de Infraestrutura e Recursos Institucionais do Polo de Inovação, professor Michel Dias, além do Diretor Geral do Campus Santa Luzia, professor Jerônimo Nóbrega, Diretor Geral do Campus Pedras de Fogo, professor Frederico Campos e o Diretor Geral do Polo de Inovação do IFPB, professor Erick Melo.