Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Notícias > 2021 > 08 > Rede de Inovação em Transformação digital prevê crescimento em projetos industriais

Noticia

Rede de Inovação em Transformação digital prevê crescimento em projetos industriais

Pesquisa foi publicada no portal Valor Econômico. Polo de Inovação do IFPB faz parte da rede
por publicado: 20/08/2021 13h30 última modificação: 20/08/2021 13h30

A Rede de Inovação em Transformação Digital da EMBRAPII/MCTI realizou uma pesquisa com os 21 centros de 13 estados do país e traçou um panorama sobre a interação do ecossistema da rede com o setor empresarial. A reportagem foi publicada no portal Valor Econômico da Globo.

O Diretor do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo lembrou que a Unidade EMBRAPII IFPB é responsável pelo Comitê de Infraestrutura da Rede e vários pesquisadores da nossa Unidade também fazem parte de outros Comitês importantes da Rede.

A pesquisa aponta que projetos industriais com foco em pesquisa e inovação crescem 86% em 5 anos.  De acordo com os dados, as empresas da área de informática e as de eletrônica e óptica lideram a demanda por PD&I com fatia de 81%. Em seguida, aparece a indústria de veículos automotores, com 67% das soluções. A área de saúde e a indústria de máquinas e equipamentos empataram em terceiro lugar, com 57% dos projetos sobre o tema de TD.

O Polo de Inovação do IFPB atua em parceria com mais de 20 empresas da região paraibana e possui mais de 160 pesquisadores participando de projetos voltados a Tecnologia, Inovação, Transformação, Capacitação em laboratórios de última geração que possibilitam exercer atividades em pesquisa aplicada e prestação de serviços tecnológicos, em consonância com as demandas e necessidades dos setores da economia e da sociedade, com vistas ao desenvolvimento regional e nacional.

A Rede de Inovação tem por objetivo intensificar projetos de PD&I de maior complexidade tecnológica e incentivar o uso e o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas ao processo produtivo da indústria nacional, tais como de Internet das Coisas (IoT), Manufatura 4.0, Conectividade, entre outros. De acordo com o MCTI, a previsão é de que em cinco anos, pelo menos R$ 80 milhões estejam disponíveis para projetos da indústria brasileira.

 

*DGCOM com informações do portal Valor Econômico