Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação > Laboratórios > LARA

LARA

por 1757864 publicado 18/10/2023 18h44, última modificação 18/10/2023 18h44
Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual

LARA - Lab. de Realidade Aumentada e Virtual

por 1508373 publicado 18/10/2023 18h43, última modificação 18/10/2023 18h43
Laboratório de Pesquisa e Extensão Tecnológica

O Laboratório de Realidade Aumentada e Virtual do IFPB campus João Pessoa (LARA) é coordenado pelos Professores Alexandre D'Andrea e Francisco Petrônio Alencar de Medeiros, sendo utilizado como um espaço temático multidisciplinar de pesquisa e extensão tecnológica que atende a diversos públicos da comunidade interna e externa à instituição. Seu principal objetivo é oferecer condições para o aprendizado de conhecimento técnico na área da Tecnologia da Informação e Comunicação e sua aplicação em áreas de interesse, além de auxiliar a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades e competências socioemocionais necessárias à vida profissional plena. O LARA desenvolve projetos junto a instituições de ensino do estado da Paraíba, tendo participado de diversas feiras e eventos de tecnologia, e atendido, desde o ano de 2021, a cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino por meio de oficinas de realidade aumentada e virtual e workshops de programação e pensamento computacional. O laboratório está equipado com 6 óculos de realidade virtual com sistema operacional independente e controle remoto, 40 óculos e realidade virtual para smartphones, 3 mesas digitalizadoras, 5 notebooks de última geração, 4 monitores de alta resolução, 1 desktop gamer e 3 webcams e um servidor.

O laboratório desenvolve pesquisas junto a parceitos privados e públicos, envolvendo estudantes de cursos técnicos, graduação e mestrado em Computação. Os resultados das pesquisas e das ações de extensão do LARA foram apresentados em conferências e feiras nacionais e internacionais, bem como produtos de Realidade Aumentada, Virtual e Metaverso foram desenvolvidos e registrados como propriedade intelectual junto ao INPI.

CONTATO:

Prof. Dr. Alexandre Fonseca D'andrea - alexandredandrea@ifpb.edu.br

Prof. Dr. Francisco Petrônio Alencar de Medeiros - petronio@ifpb.edu.br

LOCALIZAÇÃO

Unidade Acadêmica de Informática - Primeiro Andar - Vizinho aos ambientes de professores do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação