Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2022 > 11 > Música e descontração marcam abertura da Feira de Ciência do Campus Picuí

Música e descontração marcam abertura da Feira de Ciência do Campus Picuí

FECAP exibe a partir desta quarta-feira (30) trabalhos de alunos do campus e de escolas públicas da região
por Heranir Oliveira publicado: 29/11/2022 23h09 última modificação: 30/11/2022 14h22

“Este evento proporciona a valorização da ciência que tanto foi contestada durante a pandemia, mostra que o IFPB promove e faz ciência e como ela muda a vida das pessoas”. O depoimento do Diretor Geral do Campus Picuí, José Hermano Filho, traduz a importância da 7ª Feira de Ciências aberta na noite desta terça-feira (29) com a participação da comunidade acadêmica.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito de Picuí, Olivânio Remígio, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, Diretor do Campus Picuí, José Hermano, Diretor de Ensino, Francinaldo Silva, Coordenadora de Pós-Graduação do Campus Picuí, Jeane Medeiros, e pelo discente Agenor Santos.

As principais descobertas da ciência nas últimas décadas foram mostradas num vídeo dentro do tema da FECAP que é a mesma proposta para a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2022: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

DSC_0770.JPGEm seu discurso o Diretor José Hermano, falou das dificuldades superadas na pós pandemia, ressaltou o potencial de alunos e professores e destacou as principais conquistas do Campus Picuí. “Estamos quase perto de atingir a marca de 7 mil matrículas desde 2009, e dentre os 21 campi do IFPB somos a terceira unidade em número de alunos do integrado” disse.

O Pró-Reitor Nicácio Lopes, que representou a Reitora Mary Roberta, disse que o Campus Picuí é um orgulho para a Paraíba e lembrou que a Feira de Ciências é uma grande vitrine da capacidade criativa da comunidade científica e tecnológica. “Infelizmente o nosso país passou por uma devastadora concepção de contestação da ciência, felizmente essa postura foi banida pela vontade majoritária da população, e agora podemos proclamar que o país viverá novos momentos em que a ciência ocupará o espaço que nunca deveria ter deixado de ocupar” concluiu o gestor.

Lideranças políticas da região também prestigiaram a abertura da FECAP. O Diretor de Cultura da Proexc, Erivan Lopes, e a Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Dayse Morgana, integraram a comitiva da reitoria do IFPB.

A parte cultural da noite ficou por conta da apresentação da Filarmônica Coronel Antônio Xavier de Macedo, que tem 142 anos de existência. DSC_0762.JPGOutro destaque foi a 4ª edição do Festival de Intérpretes e Canções do Campus Picuí. O momento de descontração contou com uma apresentação da ex-discente do curso de Geologia, Vanessa Souto, que participou ano passado do “The Voice Brasil.DSC_0774.JPG

Em seguida oito intérpretes foram julgados por uma comissão no Festin. Os vencedores na categoria instrumental foram: em 1º lugar Maria Isabel de Barros Azevedo, e em 2º lugar Ítalo Dantas Santos. Na categoria vocal o 1º lugar ficou com Lara Emília, seguida de Letícia Verônica.

Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM do IFPB