Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2022 > 11 > Feira de Ciências de Picuí congrega ensino, pesquisa e extensão

Feira de Ciências de Picuí congrega ensino, pesquisa e extensão

Atividades encerram nesta quinta-feira (01) com solenidade de premiação
por Heranir Oliveira publicado: 01/12/2022 08h10 última modificação: 01/12/2022 08h10

Os corredores do Campus Picuí devem ficar movimentados nessa quinta-feira (01) no último dia da Feira de Ciências. Além dos stands que despertam a curiosidade em torno de projetos desenvolvidos pelos alunos, outros ambientes têm atraído a atenção, como as salas temáticas e laboratórios.

O tema este ano da FECAP o bicentenário da Independência foi desenvolvido de diferentes formas. Um grupo de estudantes da Escola Jornalista Itamar da Rocha Cândido, de Cuité, trouxe para a feira dois jogos. DSC_0826.JPGO primeiro “Nas trilhas da independência” consiste num jogo de tabuleiro sobre a viagem de D. Pedro que culminou em setembro de 1822 com o grito do Ipiranga. O outro jogo é um bingo histórico com cartelas adaptadas ao conteúdo. O objetivo final é despertar nos alunos o gosto pela história e motivá-los aos estudos.

No laboratório de Física estudantes demonstram através de um trilho de ar como deslocar um corpo (no caso areia) na ausência de forças de atrito. DSC_0782.JPGOutro grupo mostra como se dá a incidência de calor em diferentes elementos com base nas cores.

DSC_0819.JPGAproveitando as atividades da Feira de Ciências, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Picuí promove a V Semana da Inclusão. Segundo a Coordenadora do Napne, Cátia Monteiro, estão sendo desenvolvidas oficinas de música e Libras, além de materiais didáticos na área de Química e um banner na área de deficiência intelectual.

IMG-20221130-WA0021.jpgPara a Diretora de Pesquisa da PRPIPG, Dayse Morgana, a participação de expositores externos, vindos de escolas estaduais da região, foi algo inovador na Feira de Ciências. “O tripé ensino, pesquisa e extensão é observado de forma plena, assim como a inovação, a cultura maker, arte e cultura tudo junto, que culminou com a festa da educação, da ciência e tecnologia. O Campus Picuí está de parabéns” concluiu.DSC_0793.JPG

A estudante Maria Luíza, do curso de Informática, fala com entusiasmo do trabalho desenvolvido pelo Campus Picuí na questão da sustentabilidade. ”Nós nos envolvemos em muitos projetos na área ambiental, o IFPB é uma instituição bastante atuante, os professores são muito engajados e isso nos motiva” disse.

Hoje no final da tarde acontece a solenidade de premiação da Feira de Ciências, quando serão entregues troféus e medalhas. Nessa sexta-feira haverá a desmontagem de toda a estrutura montada para o evento.

Confira outras fotos da FECAP na página oficial do IFPB no Facebook.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM do IFPB