Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2020 > 09 > Palestras marcam 11º aniversário do Campus Picuí e 111 anos da Rede Federal

Palestras marcam 11º aniversário do Campus Picuí e 111 anos da Rede Federal

Haverá eventos on-line nos dias 21 e 23 de setembro, às 16h00
por publicado: 16/09/2020 11h57 última modificação: 16/09/2020 13h17

Em comemoração ao aniversário de 11 anos do Campus Picuí, o Núcleo de Estudos em Humanidades e Linguagens (NEHUL) convida a comunidade acadêmica a participar do encontro: IFPB Campus Picuí: onze anos de uma história em construção. O evento acontecerá no dia 21 de setembro, às 16h00 por meio da plataforma virtual Google.Meet.

A celebração inclui duas palestras, uma delas proferida pelo diretor-geral de Gestão de Pessoas do IFPB Aguinaldo Tejo Filho que foi diretor de Administração, Planejamento e Finanças do IFPB Campus Picuí, no período de 2009 até 2014 e a outra pelo diretor de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis do IFPB Suelânio Viegas de Santana que atuou como diretor de Desenvolvimento do Ensino do IFPB Campus Picuí no período de 2014 a 2016. Na ocasião, os dois ex-gestores compartilharão um pouco da história vivenciada durante o tempo que estiveram na gestão do campus. O diretor de Desenvolvimento de Ensino José Hermano Cavalcanti Filho será o mediadorClique neste link para participar do evento.

Para celebrar os 111 anos da Rede Federal de Ensino Técnico e Tecnológico, o Campus Picuí convidou o diretor de Educação Profissional do IFPB Degmar dos Anjos, para proferir a Palestra Breve Histórico do Ensino Tecnológico no Brasil, com mediação da professora Hertha Cristina Carneiro que participou da gestão do Campus nos períodos de 2011 a 2014 e de 2016 a 2018. O evento em homenagem à Rede Federal será no dia 23 de setembro, as 16h00. Clique neste link para participar.

De acordo com o coordenador do NEHUL, Alexandre José Gonçalves da Costa, os dois eventos fazem parte de um projeto mais amplo, em desenvolvimento pelo NEHUL. A ideia é criar um Centro de Documentação e Memória do IFPB-Picuí, para preservar a história do Campus. “Este projeto é motivado pela certeza de que as lembranças são artigos de valor, e, por isso, devemos guardá-las com cuidado, para que não se perca o valioso patrimônio que carregam”, ressalta.

O diretor-geral do Campus Picuí Luciano Pacelli parabenizou o Campus e a comunidade acadêmica pelo aniversário, e disse que é uma satisfação atender a comunidade da Região do Seridó-Curimataú paraibano, levando ensino de qualidade, com o compromisso de formar, não apenas o profissional, mas o cidadão e contribuir para a redução dos índices de vulnerabilidade na região.

Breve histórico do Campus

O IFPB – Campus Picuí foi inaugurado em 21 de setembro de 2009, em uma sede provisória, no bairro JK, fruto da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Desde então, a história do campus tem sido marcada por contínuos melhoramentos em sua infraestrutura – salas com recursos didáticos e ambiente propícios ao estudo, laboratórios, equipamentos, restaurante, biblioteca, quadras esportivas, ampliação dos cursos ofertados –, visando oferecer aos nossos alunos e professores condições favoráveis ao fazer de um ensino-aprendizagem inclusivo e de qualidade, bem como pela preocupação em disponibilizar os espaços e recursos materiais necessários para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão tendo como foco a investigação da realidade da região do Seridó-Curimataú e parcerias com instituições e associações comunitárias no sentido de implementar ações que possam contribuir para o desenvolvimento da região em seus aspectos cultural, social e econômico.

DGCOM - IFPB