Você está aqui: Página Inicial > Picui > Notícias do Campus Picuí > 2016 > 11 > Equipe fica em 2º lugar em Mostra de Ciência e Tecnologia

Equipe fica em 2º lugar em Mostra de Ciência e Tecnologia

Projeto da área de Computação já foi finalista em eventos científicos em diversos Estados
por Ana Carolina publicado: 17/11/2016 15h57 última modificação: 17/11/2016 15h57

O Campus Picuí do IFPB conquistou o 2° lugar na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), um evento de estímulo ao jovem cientista realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que recebe inscrições de todo o país. O evento ocorre no Campus Natal-Zona Norte com ações de incentivo à cultura investigativa, inovação e empreendedorismo nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; Ciência da Computação; Ciências Exatas e da Terra; Humanidades; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

A equipe do Campus Picuí é formada pelos estudantes do curso técnico subsequente de Manutenção e Suporte em Informática, Diego Oliveira da Silva e Tiago César Farias de Lima, sob a orientação do professor Almir Souza e Silva Neto. Eles ficaram em segundo lugar na área da Ciência da Computação, com o projeto “Desumidificador de ar utilizando arduino - uma solução alternativa para a crise hídrica”.

A MocitecZN contou com a participação de 60 projetos finalistas para participar no evento dentre 130 projetos submetidos por equipes de 12 estados. A Mostra fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN, que terminou no dia 11 de novembro, e estava em sua sétima edição.

O projeto refere-se à utilização de uma pastilha de peltier controlada por um arduino lançando gotículas de água para aplicação na agricultura, através do gotejamento. Este projeto foi premiado em 1° lugar no Computer On The Beach 2016, realizado em Florianópolis, e em 3° lugar na I Olimpíada de Inovação da Paraíba, em 2015.

O grupo do Campus Picuí do IFPB também garantiu credenciamento para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), em Recife, e para Exposição de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Inovação (Expoceti), a ser realizada em São Lourenço da Mata, também em Pernambuco. O projeto também foi finalista da Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, realizada em outubro. Ele ainda recebeu um credenciamento para a Mostra Científica de Inovação e Tecnologia (Mocitepial) da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, realizado em Arapiraca, em Alagoas.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB