Você está aqui: Página Inicial > Picui > Institucional > Sobre o campus

Sobre o campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 10/11/2023 11h43

 

Fachada Campus PicuíO nosso Campus está localizado na cidade de Picuí/PB situada na mesorregião da Borborema, na microrregião do Seridó Oriental Paraibano. Limita-se, ao norte, com os municípios de Campo Redondo e Coronel Ezequiel (RN); ao Sul, com os municípios de Pedra Lavrada e Nova Palmeira (PB); ao Leste, com os municípios de Nova Floresta, Cuité e Baraúna (PB); e ao Oeste, com o município de Frei Martinho (PB) e o município de Carnaúba dos Dantas (RN). A cidade é caracterizada como pólo de desenvolvimento das microrregiões do Seridó Oriental Paraibano e Curimataú Ocidental, por dar suporte a 16 municípios dessas microrregiões, que compreendem uma área de 5.196,020 km² e uma população de 135.149 habitantes.

Com um elevado potencial turístico, e conhecida nacionalmente como a terra da carne-de-sol, a cidade de Picuí se destaca pela hospitalidade e simpatia do seu povo.

Funcionando em nossa sede definitva desde, 08 de junho de 2011, o Campus Picuí foi criado em 2008, juntamente com outros nove campi instituídos pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, publicado no DOU Nº 253, de 30 de dezembro de 2008. 

São ofertados o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e em Sistemas para Internet, os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Informática, Edificações, Mineração e Geologia e o Curso Técnico Subsequente em Eletrônica, além de ser polo EAD do Curso Superior de Licenciatura em Letras.

O ingresso aos cursos técnicos se dá através de processo seletivo e o curso superior através da classificação no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio realizado pelo MEC.

Atualmente temos cerca de mil e duzentos estudantes distribuídos nas três modalidades de ensino, com vários projetos em andamento como o Núcleo de Agroecologia e o Programa para Intercâmbios: Curso Básico, Intermediário e Avançado de Língua Inglesa, Espanhola e Libras.


 

Jose Hermano Cavalcanti Filho

Diretor Geral - dg.picui@ifpb.edu.br

José HermanoMestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2011), graduado em Ciências da Computação pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2004). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Campus Picuí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Infra-Estrutura e Gestão de Serviços de TI. Instrutor da Cisco Networking Academy.





Francinaldo Leite da Silva

Diretor de ensino - de.picui@ifpb.edu.br

Naldo3Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011) e Doutorado em Biotecnoloigia Renorbio pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido- GRAS IFPB. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: cana-de-açúcar, floração, análise in silico . Desenvolve pesquisas na área de bioprocessos com ênfase em bioetanol, enzimas lignocelulolíticas e valorização de resíduos agroindustriais.

 


 

Everton Pereira de Pontes

Diretor de Administração, Planejamento e Finanças - dap.campuspicui@ifpb.edu.br

Everton PontesMestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) pelo IFPB, é Especialista em Gestão Pública pelo IFPB (2019) e possui graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2013).Tem experiência na área de Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação.