Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 10 > Marco histórico: Publicado no DOU o edital de licitação para construção da nova sede do IFPB Campus Pedras de Fogo

Destaque

publicado: 20/10/2023 00h04 última modificação: 20/10/2023 00h05

Uma das obras mais esperadas pela comunidade acadêmica do Campus Pedras de Fogo e toda região, a construção da nova sede do IFPB na cidade, está prestes a ser iniciada. O edital de licitação para a escolha da empresa que irá executar a obra foi publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da União.

“Hoje é um dia histórico, porque nos remete ao início da realização do sonho que todos nós almejamos há anos. Será um legado que ficará para as gerações futuras”, expressou o Diretor Geral, Frederico Campos, ao contextualizar esse processo hercúleo e burocrático que durante toda sua gestão foi prioridade: a construção de um espaço adequado para promoção da educação de qualidade para toda comunidade estudantil.

O Diretor destaca vários aspectos positivos que serão contemplados com a nova sede do Campus. Dois deles é a modernização e a acessibilidade para público com necessidades específicas. O novo prédio do IFPB, além da oferta de condições dignas de acomodação para os alunos, professores e servidores possibilitará uma vasta área de convivência.

O Diretor Geral Frederico Campos demonstrou bastante entusiasmo com engajamento da reitora Mary Roberta e todo corpo administrativo do IFPB que contribuiu significativamente para efetivação desse sonho coletivo, com destaque para o Pró-reitor de Administração e finanças, Albino Nunes, o servidor responsável pela licitação, Carlos Diego, e o engenheiro Vinícius Cabral.

O terreno onde será construído o prédio fica situado às margens da Rodovia estadual PB032, do lado direito de quem se dirige de João Pessoa para cidade de Pedras de Fogo, compreendendo uma área total de 5 (cinco) hectares, segundo dados da escritura pública lavrada no dia 10/10/2023, no Cartório da cidade, o local foi doado pela Prefeitura Municipal em 22 de novembro de 2021, pelo então prefeito Manoel Júnior (in memoriam) com o aval da Câmara de Vereadores.

O prefeito municipal Bá Barros comentou em uma reunião recente na reitoria do IFPB importância da construção de um centro Educacional com a excelência do Instituto Federal, em uma região como a Mata Sul paraibana, que anseia por capacitar seus jovens em cursos da área tecnológica. “Atualmente, há um significativo número de estudantes que se deslocam diariamente em ônibus da prefeitura para virem estudar na capital, com a chegada do IFPB em sua sede própria, haverá a ampliação de vagas, e o estudante não precisará realizar esse deslocamento”, comentou o prefeito na ocasião que contou com apoio e participação do secretário de educação, Olimpíades Neto.

Nesse caminho de luta e destravamentos burocráticos é salutar destacar atuação o Deputado Federal Ruy Carneiro, e do Senador Veneziano no sentido de consolidar os recursos financeiros da obra via emendas parlamentares, premiando simbolicamente o saudoso ex-prefeito da cidade, Manuel Júnior, com efetivação de uma promessa antiga.

O engenheiro Vinícius Cabral, um dos idealizadores do projeto arquitetônico, destacou que a edificação constará inicialmente de um prédio com dois pavimentos e doze salas, além de área de estacionamento, guaritas de controle de entrada e saída, poço de água, área de ambiência com lanchonete, um pequeno anfiteatro aberto e o muro que cercará essas instalações. O valor orçamentário final da obra, para essa etapa, atingiu o montante de R$ 8.718.908,75 (Oito milhões, setecentos e dezoito mil e setenta e cinco centavos), que agora passará por um processo de licitação e o seu prazo de execução será de 18 meses.

Para o professor Frederico, é um momento de gratidão a toda equipe do Campus que por meio do trabalho colaborativo contribuiu efetivamente para que esse projeto se tornasse em realidade, especialmente o diretor de ensino, o professor Roberto Ranniere.

“Em breve, o Campus vai ofertar instalações mais apropriadas para os discentes atuarem nos laboratórios de Informática e Vestuário, além de sonharem com novos cursos, ampliação na oferta de vagas e tornar real a inserção dos filhos de Pedras de Fogo e região no concorrente mercado de trabalho, que cada vez mais exige qualificação de sua mão de obra”, finalizou Frederico.