Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 05 > IFPB realiza 2ª Mostra de Projetos e Soluções sustentáveis para o Semiárido

Noticia

IFPB realiza 2ª Mostra de Projetos e Soluções sustentáveis para o Semiárido

Serão divulgados projetos que visam fortalecer o desenvolvimento regional
por Heranir Oliveira publicado: 29/05/2023 09h35 última modificação: 29/05/2023 09h35

O Instituto Federal da Paraíba vai realizar a 2ª Mostra de Projetos e Soluções sustentáveis para o Semiárido que acontecerá em São João do Cariri. Dentro da programação haverá estações demonstrativas, oficina de sabores da caatinga e divulgação de linhas de crédito para agricultores.

O IFPB se une a várias instituições científicas e tecnológicas na divulgação de projetos que apontem para a solução de problemas regionais. Estas práticas serão compartilhadas no Dia de Campo que acontecerá no dia 16 de junho na Estação Experimental da UFPB.

No espaço de estações demonstrativas os professores Frederico Campos e Francisco Fechine (Campus Pedras de Fogo e João Pessoa, respectivamente) vão apresentar o projeto “Desenvolvimento de sistema simplificado de irrigação localizada por capilaridade para a agricultura familiar no semiárido”.

A criação de abelhas melíponas (abelhas sem ferrão, responsáveis pela polinização de frutas e verduras) como alternativa de renda para pequenos agricultores, será apresentada pelo professor Arilde Alves do Campus João Pessoa, Adriana Rodrigues graduanda em Gestão Ambiental do IFPB e pelo especialista da EMPAER de Catolé do Rocha, José Pereira Silva.

Outro projeto será a “Barraca de feira Inteligente” desenvolvido por professores e alunos dos Campi Itabaiana e Pedras de Fogo do IFPB, com a participação de professores dos Campi Campina Grande e Esperança.

Dentro da programação do Dia de Campo haverá também a oficina de “Sabores da Caatinga”. Os Chefs Adilson Santana e Thyago Silveira (IFPB campus Cabedelo) vão ensinar receitas com novas alternativas alimentares viáveis, como a palma.

Confira aqui a programação geral do Dia de Campo.

registrado em: