Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2023 > 01 > Reitoria cumpre agenda em Brasília com objetivo de captar recursos para o IFPB

Reitoria cumpre agenda em Brasília com objetivo de captar recursos para o IFPB

Mary Roberta Meira Marinho se encontrou hoje com o senador Veneziano Vital do Rêgo
publicado: 25/01/2023 15h15 última modificação: 25/01/2023 15h15

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, cumpriu agenda administrativa em Brasília-DF nesta quarta-feira, 25. A gestora foi à capital federal para participar de evento do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e aproveitou o momento para fazer visitas institucionais com o objetivo de captar recursos para a instituição. Dentre as pautas do dia, Mary Roberta teve um encontro com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

"Essa visita teve o objetivo de viabilizar a questão orçamentária para a complementação de nossos projetos, sobretudo para a construção do campus Pedras de Fogo", afirmou a reitora. "Fui recebida durante a manhã pelo senador Veneziano Vital, que demonstrou disponibilidade para essa busca de investimentos, que visam a melhorias do trabalho realizado por nossa instituição", ressaltou Mary Roberta Marinho. Ela acrescentou que Veneziano Vital também se colocou à disposição para marcar agenda com o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, para tratar de questões orçamentárias do IFPB.

Além do senador Veneziano Vital do Rêgo, outros parlamentares também já se comprometeram a buscar investimentos para o campus Pedras de Fogo, a exemplo do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB). "Além de Ruy, temos contado com todo o empenho do prefeito Manuel Júnior, de Pedras de Fogo, que tem feito mediação na busca de recursos", informou Nicácio Lopes, ex-reitor do IFPB e atual pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc).

Instituto precisa de R$ 3,5 milhões

Atualmente, o campus Pedras de Fogo funciona em um imóvel cedido pela prefeitura do município, e o IFPB vem realizando gestões institucionais com o intuito de viabilizar recursos para a edificação da sede própria da unidade. A estimativa é que sejam necessários cerca de R$ 3,5 milhões para a obra. O Instituto já dispõe de terreno (imagem abaixo) para a construção do prédio, doado por meio de lei municipal, e o deputado federal Ruy Carneiro assegurou o aporte de R$ 1, 250 milhão. Atualmente, o IFPB está buscando os recursos que faltam, mas a instituição já tem condições de licitar e iniciar a execução da obra.

"O senador Veneziano Vital, a nosso pedido, a pedido de Ruy Carneiro e do próprio prefeito, se comprometeu a interceder junto ao relator do Orçamento no Congresso Nacional, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí", declarou Nicácio Lopes.

O compromisso dos parlamentares paraibanos com o IFPB tem se mostrado de grande relevância para o cumprimento da missão do Instituto, especialmente no que se refere a investimentos em obras de restruturação e modernização. Em relação ao Orçamento de 2023, a bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional destinou mais de R$ 6,6 milhões para o Instituto Federal da Paraíba.

Terreno doado para o campus Pedras de Fogo.jpeg

*Angélica Lúcio - jornalista IFPB (Imagem: divulgação)