Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 11 > Professor do IFPB Pedras de Fogo tem publicação em periódico internacional "Agriculture - MDPI"

Noticia

Professor do IFPB Pedras de Fogo tem publicação em periódico internacional "Agriculture - MDPI"

Pesquisa é na área de Qualidade e Segurança de Produtos Agrícolas
publicado: 23/11/2022 11h31 última modificação: 19/12/2022 13h48

Ao lado de outros pesquisadores, o professor doutor em Engenharia de Processos, Genival Almeida, do IFPB Campus Pedras de Fogo, teve no presente ano a publicação de um artigo científico em prestigiado periódico internacional. Trata-se da revista Agriculture (Basel, Suiça), periódico científico internacional de acesso aberto, revisada por especialista da área, publicada mensalmente on-line pelo instituto MDPI (acrônimo organizacional usado por duas organizações relacionadas, a Molecular Diversity Preservation International e o Multidisciplinary Digital Publishing Institute).

O artigo publicado em agosto de 2022, é intitulado "Geometric and Thermo-Gravimetric Evaluation of Bananas during Convective Drying: An Experimental Investigation" (Avaliação Geométrica e Termogravimétrica de Bananas Durante a Secagem Convectiva: Uma Investigação Experimental). Ressalta-se que a presente publicação pertence a uma seção especial da revista intitulada “Qualidade e Segurança de Produtos Agrícolas” – Agriculture (ISSN 2077-0472 - Fator de Impacto - JCR 2021 3.408, e classificada Qualis A, nos estratos da CAPES).

Segundo professor Genival, o presente trabalho teve o objetivo de estudar experimentalmente a secagem de materiais porosos, visando otimizar o processo de retirada de umidade com aquecimento por ar quente, mantendo a qualidade dos produtos.

"Na verdade trata-se de um trabalho puramente experimental para descrever todo o processo de secagem de produtos higroscópicos perecíveis. A ideia central é desenvolver estudos voltados para economia de energia em processos térmicos e redução de desperdícios de alimentos, com particular referência a banana “in natura”; uma fruta de alto consumo em todo o mundo. Ter um trabalho de interesse mundial publicado numa revista internacional de alta relevância científica e em parceria com diferentes IES do nosso país (IFPI, UFPB e UEPB), é um marco para o IFPB”, explicou, Genival.

Segue nominalmente os pesquisadores que assinaram a presente publicação: Raimundo P. Farias, Ricardo S. Gomez , Elisiane S. Lima,Wilton P. Silva, Ivonete B. Santos Maria J. Figueredo, Genival S. Almeida, Fagno D. Rolim, Vital A. B. Oliveira, Guilherme L. Oliveira Neto e Antonio G. B. Lima.

Segue abaixo, o resumo do artigo e mais informações sobre o trabalho:

Resumo do Artigo: As bananas in natura são frutas com alto teor de umidade, após a colheita e, devido a isso, são submetidas a um processo de secagem para minimizar o desperdício e aumentar a vida útil de prateleira. Este trabalho tem como objetivo estudar experimentalmente a secagem convectiva de bananas em estufa com recirculação de ar quente, avaliando a forma geométrica durante a retirada de umidade e aquecimento do produto. Amostras de banana descascadas manualmente, cortadas em fatias longitudinais e transversais, foram secas em temperaturas de 40 e 70 °C. Resultados de cinética de secagem, aquecimento e variações dimensionais em termos de área superficial e volume são apresentados e analisados. Verificou-se que as bananas cortadas secam, esquentam e mudam suas dimensões mais rapidamente do que as bananas em sua forma natural e que as relações área/volume e a temperatura do ar influenciam na cinética de secagem, aquecimento e variações volumétricas da fruta.

Fontes: Agriculture 2022, 12(8), 1181; 

https://www.mdpi.com/2077-0472/12/8/1181

https://doi.org/10.3390/agriculture12081181

 


Equipe Campus - PF

registrado em: