Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 10 > Plataforma Boneca & Algodão do IFPB Pedras de Fogo recebe certificado de patente do INPI

Moda e Vestuário

O projeto surgiu na II Maratona de Empreendedorismo e Inovação do IFPB e se consolidou como Startup Spin-off de Moda
publicado: 24/10/2022 10h55 última modificação: 26/10/2022 14h17

No dia 27 de setembro do ano corrente, a "plataforma E-commerce Boneca & Algodão" desenvolvida por uma equipe (alunos e professora) extensionista do IFPB Campus Pedras de Fogo foi contemplada com o Certificado de Registro de Programa de Computador, emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI.

O projeto surgiu na II Maratona de Empreendedorismo e Inovação do Instituto Federal da Paraíba e se consolidou como Startup Spin-off de Moda para comercialização de produtos de vestuário e artesanato de estudantes e parceiros do IFPB.

Na oportunidade, em 2021, as Pró – Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e Pró – Reitoria de Extensão e cultura do IFPB promoveram a 2ª edição da Maratona de Empreendedorismo e Inovação, buscando fomentar o cenário de empreendedorismo inovador de base tecnológica entre seus estudantes. A partir desse evento, surgiu a proposta de criação da Startup Boneca & Algodão, idealizada por Luá de Souza (Stefany de Souza) do Curso FIC em Customização e Sustentabilidade em Moda, ofertado pelo IFPB Pedras de Fogo.

No sentido de unir esforços, a professora orientadora do projeto, Nicea Ribeiro juntou as ideias de Luá com a experiência de Eliel Ferreira, aluno do curso técnico em Modelagem de Vestuário, também ofertado pelo IFPB Pedras de Fogo. Maria Cristina, aluna de Gestão Ambiental do IFPB de Princesa Isabel completa a equipe.

A equipe do projeto “Boneca & Algodão” passou por todas as etapas da 2ª Maratona de Empreendedorismo e Inovação do IFPB, sendo uma das iniciativas premiadas e investidas pelo IFPB para Startup a ideia.

O objetivo do investimento do IFPB é aumentar seus índices de Inovação. As lições do índice global de inovação, apontam que o aumento da capacidade de inovação de um país depende interação e processo de aprendizagem sistêmica entre os atores do SNI. Ou seja, depende das instituições privadas, investimentos em tecnologias de fronteira e a participação do Estado.

Segundo informações do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual - INPI, o registro de programa de computador no INPI é a forma de garantir sua propriedade e obter a segurança jurídica necessária de modo a proteger o seu ativo de negócio, inclusive, por exemplo, no caso de uma demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do programa.

Sobre o Registro de Programa de Computador concedido pelo INPI, Fred Campos, Diretor Geral do IFPB Pedras de Fogo e professor no curso de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação do IFPB campus Campina Grande, frisou: "Dez meses após o processo de Ideação vivenciado na 2ª Maratona, Boneca & Algodão vem demonstrando seus resultados. Nossa balbúrdia é multicor. O IFPB Campus Pedras de Fogo orgulha-se de contribuir para a inovação. Parabéns aos envolvidos. Em especial a Profa. Nicea Ribeiro. Mais um registro junto ao INPI."

Fonte: Equipe do Campus-PF com informações do site www.bonecaealgodao.com.br