Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 07 > Três alunos do Campus Pedras de Fogo são contratados por empresa de fiação através do Jovem Aprendiz

Jovem Aprendiz

publicado: 25/07/2022 11h06 última modificação: 16/08/2022 14h07

Mais estudantes do IFPB Pedras de Fogo, matriculados no curso Técnico Subsequente de Informática, conquistaram espaço no mercado de trabalho, com empresas regionais viabilizados pelo Programa Jovem Aprendiz. Os alunos Everton Pontes Pereira, Edna Maria da Silva, Géssica Calarkiane Rodrigues Mesquita foram contratados recentemente pela empresa Ficamp do ramo de fiação e tecelagem, instalada na cidade de Alhandra-PB.

Esse processo foi possível após a validação de todos os campi e cursos técnicos do IFPB junto ao Ministério da Economia em julho de 2021. O programa federal Jovem Aprendiz oferece vagas de primeiro emprego com carteira assinada e todos os benefícios garantidos por lei para jovens de até 24 anos. O campus Pedras de Fogo vem focando na empregabilidade de seus estudantes dando prioridade ao Programa Jovem Aprendiz e também buscando vagas de estágios para os seus alunos, destaca o Diretor Geral da Unidade, o professor Frederico Campos.

Frederico Campos, ainda enfatiza que: “para contratar os estudantes do IFPB, as empresas que possuem cota de aprendizagem devem procurar o setor de estágio da instituição e organizar a seleção com os estudantes. O IFPB Campus Pedras de Fogo oferece cursos técnicos de formação profissional, além de cursos de curta duração nos eixos tecnológicos de Informática, Vestuário e Gastronomia, respectivamente”.

Após aderir ao programa, o IFPB já possuiu alguns estudantes empregados através do programa de aprendizagem nas empresas do Estado. “Estamos divulgado a importância desse projeto tanto para as empresas quanto para os nossos alunos, na medida em que as empresas forem tomando conhecimento teremos mais adesões, e isso significa que alunos estarão sendo inseridos no mercado de trabalho”, disse o Coordenador de Estágio do Campus, o professor Genival Almeida.

O programa é uma importante ferramenta de inserção de jovens no mercado de trabalho.  Para participar do Programa, o estudante deve ficar atento as vagas que são disponibilizadas no sistema Suap. A partir daí deve preparar o currículo e encaminhar para as empresas. As Coordenações de Estágio dos Campi estão preparadas para auxiliar os discentes na produção do currículo e também para firmar convênio com as empresas visando encaminhar os melhores estudantes para atuar no Programa Jovem Aprendiz.

Equipe DG-PF