Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 04 > Com palestra e exibição de filme foi realizada aula inaugural do Qualifica Mulher no Campus Pedras de Fogo

Curso (FIC) de Agente de Alimentação Escolar
publicado: 20/04/2022 12h00 última modificação: 16/05/2022 14h33

Foi durante a noite desta terça-feira, 19, que o Campus Pedras de Fogo realizou a Aula Inaugural do Curso de formação inicial e continuada (FIC) “Agente de Alimentação Escolar”, recepcionando as 40 novas alunas vinculada ao projeto "Qualificação Profissional e Autonomia: Investindo na Capacitação de Mulheres" (Projeto Qualifica Mulher - PQM).

O referido curso FIC da área de gastronomia será desenvolvido na modalidade presencial, com duração de quatro meses, totalizando 160 horas e será realizado nas dependências do Campus Pedras de Fogo do IFPB, semanalmente, nas terças e quintas-feiras, no período da noite.

Participação

A aula inaugural ocorreu no Auditório da Unidade e contou com a presença das alunas selecionadas no processo seletivo do PQM, além da participação do Diretor Geral do Campus, professor Frederico Pereira, a diretora de Extensão Popular e Rural do IFPB, Josi Batista, a professora e Coordenadora de Extensão local, Brígida Bezerra, o supervisor do curso Gutemberg Davi, e os coordenadores de cursos Nicea Ribeiro (do Curso Técnico de Modelagem do Vestuário) e professor Roberto Ranniere Cavalcante (do Curso Técnico de Informática).

Aula Inaugural

A programação foi abrilhantada com a palestra intitulada “Diversidade e liderança para as mulheres”, ministrada pela Relações Pública, Ana Rosa Domingues que fez reflexões sobre a relevância do papel da mulher na sociedade atual e suas contradições. Em seguida houve a exibição do curta metragem “Vida Maria” (Diretor: Sergio Ramos, 2006, 9min) seguido de debate com as discentes sobre a relação do filme com a realidade do cotidiano. A aula inaugural foi encerrada com apresentação do projeto Qualifica Mulher e do Curso “Agente de Alimentação Escolar” mediado pela professora de gastronomia e do PQM, Danielle Amorim. Após o encerramento dos trabalhos as alunas foram recepcionadas com um coffee Break ofertada pela Direção Geral do Campus.

O projeto

O Projeto Qualifica Mulher foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e instituído por meio da Portaria nº 3.175, de 10 de dezembro de 2020, e alterada pela Portaria nº 595, de 19 de fevereiro de 2021. O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de vulnerabilidade social, contribuindo na ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, oportunizando as mulheres na conquista de sua autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, na elevação de sua autoestima e melhoria de suas condições de vida.

Equipe DG-PF