Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 03 > Alunos do Campus Pedras de Fogo são recrutados através do programa "Jovem Aprendiz"

Coordenação de Estágio

publicado: 21/03/2022 09h17 última modificação: 25/03/2022 09h03

O IFPB Campus Pedras de Fogo, através de sua Coordenação de Estágios, está proporcionando um marco na formação pessoal e profissional de seus alunos. Trata-se de executar uma intensiva política de inserção dos seus estudantes no mercado de trabalho nas empresas da cidade e da região, através do Programa Jovem Aprendiz. Já são vários alunos contemplados com o acesso ao primeiro emprego. A ideia é atingir grande parte dos alunos da Instituição que se encaixam na faixa etária de abrangência do Programa que é entre 16 e 24 anos. O Diretor do IFPB de Pedras de Fogo, Frederico Campos, afirmou que: “Ao acessar de forma monitorada e assistida ao primeiro emprego, o aluno sente-se motivado a seguir até o final curso nos seus estudos e ainda sim participar de forma protagonista do mercado de trabalho”.

O Programa Jovem Aprendiz foi criado e é fundamentado e sustentado por uma legislação própria que o rege. Além de cumprir cotas obrigatórias, o Programa desenvolve uma maneira eficiente de contribuir como solução para um cenário atual desafiador para a juventude e promover a evolução da força de trabalho no Brasil. Há de fato um impacto social do programa na vida dos jovens de cidades interioranas, como é o caso de Pedras de Fogo. Um dos membros da Coordenação de Estágios da Reitoria, o Técnico Administrativo Sérgio Nascimento entende que: “Há no Programa Jovem Aprendiz a oportunidade do jovem se tornar mais responsável e dedicado ao compromissos acadêmico e à vida laboral que se inicia”.

De um lado, os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver habilidades para entrar no mundo corporativo. De outro lado, os empresários colaboram ativamente com a formação dos futuros profissionais, difundindo os valores e cultura de sua empresa para os jovens. A Usina Giasa, empresa do setor sucroalcooleiro, é parceira do IFPB desde 2020 quando contratou seus primeiros alunos.  A referida usina atualmente conta com a moagem consolidada de mais de 4.100.000 toneladas de cana-de-açúcar e emprega na safra e entressafra 7.700 e 4.000 funcionários respectivamente.

Os alunos do curso Técnico em Informática, se submeteram a entrevista realizada pelo setor de Recursos Humanos da referida empresa, e na sequencia já passaram pelo ambulatório e departamento médico para os exames admissionais.

O período de contrato será de dezoito meses e inicia-se no próximo dia 28 de março do corrente ano. “Ficamos orgulhosos e esperançosos ao ver nossos estudantes alcançando o seu primeiro emprego e ao mesmo tempo se capacitando com nosso excelente corpo de Professores”, assim falou o Professor Genival da Silva Almeida, atual Coordenador de Estágios do IFPB, Campus Pedras de Fogo.

Equipe CPF-PF