Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2022 > 03 > Aluna do Campus Pedras de Fogo é destaque em lançamento de marca com “Bordado Labirinto”

Curso Fic de Modelista de Roupas

A arte do Labirinto atrelada ao movimento da Moda Sustentável
publicado: 19/03/2022 13h40 última modificação: 19/03/2022 13h40

No último dia 17 de março, aconteceu nas dependências da empresa Natural Cotton Collor a apresentação de uma inovadora coleção de roupas customizadas com o Labirinto produzido pelas mulheres “labirinteiras” da cidade do Ingá, ligadas à empresa Perfilar criada pela aluna do curso Modelista de Roupas (FIC) do IFPB - Campus Pedras de Fogo, a Janaína Alves. Um mini desfile foi organizado pela empresária Francisca Vieira, onde modelos mostraram o potencial da arte do Labirinto atrelada ao movimento da Moda Sustentável. “É uma mistura que une a inclusão social e o apelo ambiental no ramo da moda, que necessita contribuir cada vez mais com esses olhares sustentáveis que cerca a cadeia produtiva do algodão” Afirmou a empresária.

A referida aluna obteve apoio da prefeitura do Ingá, através do seu Prefeito, Sr. Robério Lopes Burity, da empresa Natural Cotton Color e do Departamento de Modelagem do Senai para lançar a cultura do labirinto, e ao mesmo tempo promover o parque das Itacoatiaras, onde a coleção trouxe  os formatos das inscrições rupestres, que tanto promove o turismo da cidade do Ingá. A mesma foi aluna de diversos cursos de Formação Inicial e Continuada, ofertado e promovido pelo nosso campus como o de Design Têxtil, de Costura e de Customização de Roupas, todos ligados à indústria da Moda”, afirmou a Coordenadora do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, a Professora Nicéa Ribeiro.

“Perfilar”, denomina-se a marca da empresa criada pela aluna Janaína Alves, do IFPB campus Pedras de Fogo. A aluna, que é natural do sitio Cutias de Ingá, afirma que:” Essa marca nasceu de um sonho e sinto-me bastante feliz podendo realiza-lo o ao mesmo tempo oportunizar melhoria de emprego e renda para as mulheres do Ingá, além de resgatar uma arte centenária que poderia desaparecer”. “No que depender da Prefeitura, ações empreendedoras como a da Janaína terá todo o nosso apoio”, afirmou o Prefeito Robério Burity.

No campus Pedras de Fogo há o único curso voltado para o eixo tecnológico da moda, que é o Técnico em Modelagem do Vestuário. O referido curso possui entradas regulares de vinte e cinco alunos por semestre sendo ofertado através do PSCT, que é o Processo Seletivo dos Cursos Técnicos, através de Editais. Há um parque com 30 máquinas de costura as mais diversas, três Professoras da área, e conta também com o apoio da Prefeitura de Pedras de Fogo, por meio de suas Secretarias de Educação (Olimpíades Queiroz, e de Desenvolvimento Econômico Emerson Pereira. Nas palavras do Diretor Frederico Campos: “ O curso oferece meios para que os alunos e alunas possam desenvolver suas habilidades e de empreender na área da moda – o campus e o curso emana criatividade e inovação a cada turma que aqui entra”.

Equipe IFPB