Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2021 > 09 > Enex aborda sobre cultura empreendedora e a situação da mulher preta na pandemia da Covid-19

Destaque

Mesas redonda

As apresentações virtuais reuniram servidores e estudantes de diversas unidades
publicado: 22/09/2021 20h30 última modificação: 22/09/2021 20h30

A programação do 6º Encontro de Extensão e Cultura do IFPB (ENEX) teve continuidade na manhã desta quarta-feira (22) com as mesas redondas. As apresentações virtuais reuniram servidores e estudantes de diversas unidades para debater em torno de dois temas: “Cultura empreendedora como fator estratégico na educação” e “A situação da mulher preta na pandemia da Covid-19.

A primeira mesa, iniciada as 09h, tratou sobre cultura empreendedora e como ela pode ser estimulada no ambiente acadêmico. A mediação foi da professora Raissa de Azevedo (IFPB) e teve como debatedores Adriana de Fátima Valente Bastos (professora do IFPE), Vitor Cauã Costa Lima (acadêmico de administração e presidente da PB Júnior) e Lucas Trajano (estudante de engenharia de produção e estagiário na Ambev).

Dentre os aspectos abordados na mesa redonda, a professora Adriana trouxe um pouco sobre a educação empreendedora e seu conceito e como ela pode ser desenvolvida no ambiente escolar por meio da criação de oportunidades para que o estudante se sinta empoderado para alcançar seu objetivo de vida. Já os estudantes ofereceram ao público exemplos de como o empreendedorismo trouxe resultados para suas vidas.

A mediadora, professora Raissa de Azevedo, finalizou ressaltando a importância do pensamento empreendedor e foco na inovação. “No IFPB temos práticas fortes, com a PROEXC e o NIT que são focados nesse tema. Temos 5 projetos no IF Mais Empreendedor. É uma instituição que tem  atuação e preocupação com esses temas tão atuais”, disse Raissa.

a situaçao da mulher preta na pandemia IFPB Enex.jpg A segunda mesa tratou sobre o tema “A situação da mulher preta na pandemia da Covid-19”, mediada pela servidora Renálide Carvalho do IFPB. As debatedoras foram: professora Ivanilda Matias Gentle, Katarine Silva (ativista/UFPB), Maria das Graças dos Santos (Sindicato Estadual das Trabalhadoras Domésticas). A mesa trouxe uma discussão importante sobre racismo, desigualdades e a necessidade de ocupação das minorias nos espaços políticos. A professora Ivanilda Gentle trouxe seu exemplo e incentivou a todos a refletirem e participarem dos movimentos sociais para combater o descaso nas políticas públicas. Maria das Graças falou sobre o trabalho doméstico, os desafios enfrentados durante a pandemia e os direitos conquistados com a regulamentação da profissão. Katarine Silva falou sobre racismo e resistência, conquistas e ocupação de espaços.

Ao final, o debate foi fomentado com perguntas e comentários dos participantes por meio do chat.

A programação do 6º Enex continua no turno da tarde com a mostra artístico-cultural. Acompanhem tudo por meio do canal do Youtube da TV IFPB. Acesse também a gravação das palestras da manhã de hoje.

Texto: Patricia Nogueira - jornalista da DGCom / Imagens: Debora Leticia - tutora do Enex