Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2021 > 01 > Ministério da Educação autoriza funcionamento do Campus do IFPB Pedras de Fogo

Destaque

Ministério da Educação autoriza funcionamento do Campus do IFPB Pedras de Fogo

CONQUISTA

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29/12/2020) confere autonomia aos campi Areia e Pedras de Fogo
por publicado: 13/01/2021 15h08 última modificação: 13/01/2021 15h11

O Ministério da Educação (MEC) autorizou nesta terça-feira (29) o funcionamento dos campi Areia e Pedras de Fogo, através da publicação no Diário Oficial da União da Portaria Nº 1.079, de 25/12/2020. Confira a íntegra da Portaria aqui. 

O reitor Nicácio Lopes classificou a notícia como auspiciosa e digna de comemoração, neste final de ano, por toda a sociedade paraibana. “Trata-se de uma conquista histórica da educação profissional e tecnológica na Paraíba”, destacou o gestor ao informar que a luta pela criação desses campi avançados já dura cerca de 10 anos. 

O tom de conquista do status de campus e de reconhecimento ao trabalho dos professores e técnico-administrativos também foi dado pelo diretor-geral do Campus Pedras de Fogo. O professor Frederico Campos disse que a comunidade acadêmica local recebeu a notícia com muita alegria e satisfação.

Ele lembrou que a luta pela autonomia do Campus Pedras de Fogo começou em 2014 com a realização dos primeiros estudos dos arranjos produtivos locais. Daqueles dias até hoje a equipe técnica do campus aprofundou os estudos e vem implantando, paulatinamente, cursos apontados pela sociedade como essenciais para formação de jovens para o mercado de trabalho.

O professor Frederico Campos também reconheceu o apoio irrestrito recebido da Reitoria, em particular do reitor Nicácio Lopes, para implantação do Campus que conta hoje com ofertas nas áreas de informática, gastronomia, moda e saúde. Ao todo, o Campus Pedras de Fogo conta com 1.050 alunos e 10 servidores técnico-administrativos (02) e professores, incluindo efetivos (02) e substitutos (06).

O Pró-Reitor de Administração e Finanças do IFPB, professor Pablo Andrey, disse que a conquista é digna de comemoração, pois confere mudança de status e traz autonomia financeira para os campi. “A partir de agora, os campi Areia e Pedras de Fogo sobem um degrau importante para o seu pleno funcionamento, além de constarem na proposta orçamentária para elaboração do orçamento da Rede Federal”, informou o pró-reitor ao esclarecer que, quando chegar o período de aprovação do orçamento 2022, essas unidades já devem fazer parte do PLOA do IFPB. 

A pró-reitora de ensino Mary Roberta enalteceu a conquista dos campi Areia e Pedras de Fogo. Ela afirmou que a Portaria nº 1.079/2020 é o coroamento do trabalho das equipes nos respectivos campi. “A notícia é alvissareira e agrega aos campi uma nova identidade”, pontuou a pró-reitora ao frisar que a conquista também evidencia a gestão competente do professor Nicácio na Reitoria, alinhada com os diretores e suas equipes nos campi. “É também o reconhecimento do trabalho do IFPB em nível nacional”, avalia a professora Mary Roberta. 

O reitor Nicácio Lopes reconheceu o trabalho sério e competente dos atuais diretores Claudia Brandão (Campus Areia) e Frederico Campos (Campus Pedras de Fogo) e lembrou que outros gestores também contribuíram para esse momento histórico dos dois campi. Ele citou colaborações, no Campus Areia, de Adriano Melo, Marcia Gomes e Ivanilda Gentle. Já no Campus Pedras de Fogo, relembrou o diretor pioneiro Alexandre Urquiza. 

“Temos muitos desafios para os próximos anos. Dentre eles garantir a sustentabilidade dos campi e a construção do prédio da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba”, finalizou o reitor Nicácio ao sugerir que os tempos difíceis da pandemia estão sendo superados. “Agora é olhar para frente e acreditar que é possível continuar crescendo e vencendo as adversidades”, finalizou o Reitor.

* Filipe Donner - Diretor de Comunicação do IFPB

registrado em: