Você está aqui: Página Inicial > Pedras de Fogo > Notícias > 2020 > 08 > No DOU: Campus Pedras de Fogo firma cooperação com prefeituras para implementar projeto sustentável no Rio Gramame

Cooperação técnica entre o Campus Pedras de Fogo do IFPB e as prefeituras de Pedras de Fogo e Juripiranga

Publicado no Diário Oficial da União
publicado: 02/09/2020 15h35 última modificação: 14/09/2020 09h58
Parceria - Campus PDF

Nesta quarta-feira, dia 2, foram publicados no Diário Oficial da União os acordos de cooperação técnica entre o Campus Pedras de Fogo do IFPB e as prefeituras de Pedras de Fogo e Juripiranga com intuito de preservar a bacia hidrográfica do rio Gramame/Abiaí, mediante ação sustentável promovida pelos professores e alunos da referida unidade de ensino.

A união de esforços para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos e o IFPB, tem o intuito de transformar resíduos orgânicos provenientes da poda das árvores, em compostagem, com destino a pesquisas científicas participativas e ações integradas de extensão no que tange a intervenções sustentáveis na bacia hidrográfica do rio Gramame/Abiaí.

A vigência da cooperação técnica vai se estender por três anos, a partir da data de sua assinatura/publicação do referido acordo entre os entes. Durante a vigência da parceria não haverá transferência de recursos financeiros entre os partícipes, cabendo às Prefeituras a garantia de logística necessária à participação da referida Instituição de ensino durante as pesquisas e experimentos.

Assinaram o documento de cooperação, o professor Cícero Nicácio, Reitor do IFPB e diretor geral do Campus Pedras de Fogo, professor Frederico Campos, além dos prefeitos das cidades envolvidas, Derivaldo Romão (prefeito de Pedras de Fogo) e Paulo Teixeira (prefeito de Juripiranga).

O projeto que tem início oficialmente neste mês, pretende revitalizar das Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Bacia do Rio Gramame através do plantio de mudas nativas conforme o atual Código Florestal. Para isso, o IFPB aglutinou interesses e reuniu essas prefeituras da região. Elas entrarão fornecendo o lixo orgânico para a produção de compostagem a ser usada nas APPs e o IFPB na articulação dos estudantes que fabricarão esse adubo orgânico. “Vamos pegar o resíduo orgânico da poda, do resto de feira, etc, para fazer a compostagem que será usada para resgate de APP, mata ciliar. E já temos o projeto ‘Seu resíduo me alimenta’, que trabalha com a produção de adubo orgânico e a educação ambiental”, explicou o Diretor Geral do campus do IFPB de Pedras de Fogo, Frederico Campos.

PUBLICAÇÃO NO DOU DA COOPERAÇÃO: PEDRAS DE GOGO

PUBLICAÇÃO NO DOU DA COOPERAÇÃO: JURIPIRANGA