Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2022 > 08 > Livro organizado por professores do Campus Patos disponível no Portal do Conselho de Arquitetura

Noticia

Livro organizado por professores do Campus Patos disponível no Portal do Conselho de Arquitetura

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, CAU divulga o patrimônio da cidade de Patos.
publicado: 19/08/2022 15h03 última modificação: 19/08/2022 15h37

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o CAU Paraíba traz esta semana três iniciativas que divulgam o patrimônio paraibano. Neste dia 19, sexta-feira, vamos divulgar o livro Entre a Forma e a Memória: análise e mapeamento do patrimônio edificado da cidade de Patos, Paraíba. Organizado pelos professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB): Fernanda de Castro Farias, João Paulo da Silva e Priscila de Souza Maciel, o livro é fruto de duas pesquisas realizadas no IFPB, Campus Patos. Os capítulos tiveram autoria dos organizadores do livro assim como dos demais membros do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade (Nupedi).

“A cidade de Patos, enquanto produto da ação humana, é o reflexo de valores, construções históricas, sociais e culturais que se relacionam no imaginário e na memória da sua população, construindo assim, a sua identidade social. De forma analítica, percorremos a história local e estudamos seus elementos a partir das relações socioculturais e arquitetônicas, buscando delinear um estudo do patrimônio arquitetônico e urbano da cidade, traçando um paralelo entre teorias antropológicas e estudos técnicos por meio de uma escrita acadêmica”, contou o professor Fernando de Oliveira Morais, coautor do livro.

De acordo com Fernando Morais, a análise arquitetônica dos edifícios aborda questões da historiografia em uma relação com as descrições funcionais, construtivas e estéticas, a partir de uma metodologia que valoriza a documentação enquanto ferramenta de conhecimento e preservação do patrimônio arquitetônico, apresentada por meio do levantamento dos edifícios selecionados em seu estado atual, apontando como uma alternativa para salvaguarda da memória dos mesmos.

Veja aqui o Livro Entre a Forma e a Memória

registrado em: