Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2022 > 04 > IFPB Campus Patos integraram a Seleção Paraibana Escolar de Xadrez

IFPB Campus Patos integraram a Seleção Paraibana Escolar de Xadrez

Três alunos do Campus Patos integraram a Seleção Paraibana Escolar de Xadrez na seletiva nacional para o Gymnasiade.
publicado: 06/04/2022 11h53 última modificação: 06/04/2022 12h07

Três alunos do IFPB Campus Patos integraram a Seleção Paraibana Escolar de Xadrez na seletiva nacional para o Gymnasiade, esta seletiva foi um evento promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar – CBDE e teve como finalidade incentivar no meio estudantil a prática desportiva, bem como os benefícios educacionais e comportamentais inerentes à estas atividades.

A Gymnasiade é um evento poliesportivo mundial que acontece a cada dois anos, organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), reunindo atletas em idade escolar de todo o mundo, sendo considerada a olimpíada escolar.

A seletiva ocorreu entre os dias 27 a 31 de Março de 2022, na cidade de Aracajú-SE. Tendo como integrantes da Seleção Paraibana de Xadrez os alunos do IFPB Campus Patos: Sara Soares de Medeiros, Iago Renan Josino de Lima e Ivander Nycolas Araújo Carvalho, sob orientação do Técnico da Seleção Paraíbana de Xadrez, professor Isaac Soares de Medeiros.

Após as 5 rodadas do evento, os alunos conseguiram classificar-se nas seguintes posições: Iago Renan Josino de Lima, iniciou no Ranking em 53° e terminou em 48°, com 2 pontos; Ivander Nycolas Araujo Carvalho, iniciou no ranking em 47° e terminou em 58° com 2 pontos; e Sara Soares de Medeiros  iniciou em 2° lugar no ranking e terminou em 3°, com 4,5 pontos, porém empatada em primeiro lugar na pontuação com a 1ª e 2ª colocadas.

Com esta colocação a aluna Sara Soares de Medeiros garantiu vaga na seleção brasileira escolar que irá representar o país no Gymnasiade 2022, que será disputado na China. Para o professor de Educação Física do IFPB Campus Patos, Daví Silva: “É uma alegria enorme ter alunos tão talentosos no nosso campus, que são exemplos de superação e persistência sempre nos alegram com suas participações em eventos e conquistas. O IFPB Campus Patos vem sempre apoiando e incentivando a participação dos nossos alunos nos eventos esportivos”.

O campus Parabeniza todos os atletas que representaram a Paraíba no evento, em especial os alunos do IFPB Campus Patos Iago e Ivander, e a Sara e o seu treinador e pai, Isaac, pelo grandioso feito conquistado.