Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2022 > 03 > Professor do Campus Patos faz tese sobre Commodities Agrícolas

Noticia

Professor do Campus Patos faz tese sobre Commodities Agrícolas

Professor Fernando Henrique Antunes Araújo finaliza tese sobre commodities agrícolas e as consequências na segurança alimentar.
publicado: 30/03/2022 09h27 última modificação: 30/03/2022 21h12

A Tese de doutorado do Professor Fernando Henrique do Instituto Federal da Paraíba, Campus Patos, tem o tema "Análise dos preços das commodities agrícolas usando métodos de teoria da informação".

O trabalho analisa a previsibilidade dos preços das commodities agrícolas brasileiras durante o período após a crise alimentar de 2007/2008 e também os preços em janelas móveis deslizantes em cinco dessas commodities (algodão, açúcar, soja, café e boi gordo). A pesquisa observa a evolução desses preços ao longo do período antes, durante e após crise alimentar de 2007/2011.

No trabalho foi utilizado o método baseado na teoria do Plano de causalidade de Complexidade / Entropia (CECP) que demonstrou ser bem sucedido na análise da eficiência e previsibilidade do mercado e o Plano de entropia-informação de Fisher (FI).

Segundo o professor, ao estimar os quantificadores de informação, a entropia de permutação e a complexidade estatística, foram associados a cada mercadoria a posição no CECP e no FI e comparados a eficiência (previsibilidade) usando o desvio de um processo aleatório.

No trabalho percebeu que o mercado de café apresentou maior eficiência (menor previsibilidade) enquanto o mercado de carne suína apresentou menor eficiência (maior previsibilidade). Quando analisou as 5 commodities entre o período (1996- 2018), observou a evolução temporal do índice de eficiência derivado da entropia de Shannon e da medida de informação de Fisher, visto que as séries de preços do café e da soja apresentam alta e estável eficiência informacional para todo o período analisado.

Veja aqui a Tese de Doutorado.

Veja na Biblioteca Digital da UFRPE

registrado em: