Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2018 > 03 > Equipe de professores visitam a Casa Ecoeficiente do Senai

Noticia

Equipe de professores visitam a Casa Ecoeficiente do Senai

Professores dos campi Patos e Princesa Isabel compõem projeto de casa ecológica e visitam o Senai em Campina Grande-PB.
publicado: 11/03/2018 07h15 última modificação: 11/03/2018 07h59

Os professores Fernando Chagas e Gracieli Louise de Edificações, Pedro Batista de Informática e Nelson Luiz de Eletrotécnica do campus Patos e Carlos Alberto do campus Princesa Isabel, visitam a Casa Ecoeficiente do Senai (06/03/18), e formam a equipe do projeto da Casa Ecológica que pretendem implantar nos campi.

De acordo com a equipe foi um dos motivos da visita que fizeram a Casa Ecoeficiente do Senais em Campina Grande.

A Casa Ecoeficiente inaugurada pelo SENAI-PB no dia 28 de abril de 2006, no Centro de Inovação e Tecnologia Industrial do SENAI, em campina Grande, o Laboratório de Energias Renováveis – Casa Ecoeficiente, possuindo dependências usuais de uma residência de padrão médio, constituindo-se em um ambiente tecnológico e didático para visitação, cursos, pesquisas e inovações.
A Casa Ecoeficiente esta instalada numa área de 350 m2, possuindo dependências usuais de uma residência de padrão médio, que tem o objetivo de disseminar tecnologias de materiais alternativos na construção civil, gestão eficiente de águas domésticas e aplicações da energia solar fotovoltaica, solar térmica e eólica.
Foi desenvolvida com soluções para propiciar a máxima eficiência energética, e conforto térmico integrados ao projeto arquitetônico, valorizando os conceitos de aproveitando da ventilação e a iluminação natural. Na construção, foram utilizados materiais ecologicamente corretos e eficientes (tijolos e paredes monolíticas de solo-cimento, painéis térmicos com placas de isopor e de resíduos sólidos, telhas de fibras vegetais, piso usando madeira de demolição e resíduos industriais). 
As instalações elétricas da Casa são alimentadas por um sistema híbrido de geração de energia (painéis fotovoltaicos e turbina eólica). O Projeto da Casa Ecoeficiente incorpora conceitos de gestão eficiente de águas domésticas com instalações hidro-sanitárias previamente projetadas para o sistema de reuso de água, composto, inclusive, por uma mini-estação de tratamento de efluentes (ETE) e um dessalinizador.  O Projeto de paisagismo privilegiou o uso de espécies nativas da região.

Os ambientes da Casa Ecoeficiente se assemelham aos de uma casa convencional, porém adaptados para abrigar um laboratório:
•    Sala de visita: que é um auditório para palestras e exposições;
•    Quartos: laboratórios para realização de cursos e desenvolvimento de experimentos de pesquisa;
•    Cozinha e área de serviço: laboratórios de eficiência energética equipados com eletrodomésticos usuais;
•    Banheiro: demonstração do uso de água aquecida por energia solar do reuso de águas servidas;
•    Escritório: sala de controle para monitoramento de sistemas;
•    Despensa: abrigo para o banco de baterias.  
Na parte externa da Casa encontram-se também:
•    Estação de tratamento de águas;
•    Sistema com cata-vento para captação de água do poço;
•    Painéis fotovoltaicos;
•    Turbina eólica;
•    Sistema solar para aquecimento de água;
•    Dessalinizador alimentado por energia solar fotovoltaica;
•    Sistema solar de bombeamento de água;
•    Praça do Saber, local onde serão realizadas as aulas práticas e demonstrações de experimentos.

Veja as informações no Link: https://goo.gl/V4RRtf

Casa EcológicaCasa Ecológica
registrado em: