Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2017 > 06 > IFPB Campus Patos realiza Projeto de Aquaponia

IFPB Campus Patos realiza Projeto de Aquaponia

Atividade de Extensão na área de Agricultura Familiar foi realizada no município de Quixaba-PB
publicado: 19/06/2017 10h38 última modificação: 04/07/2017 14h53

O Instituto Federal da Paraíba Campus Patos iniciou, no dia 19 de maio, o Projeto de Extensão de Aquaponia na Agricultura Familiar. A capacitação inicial aconteceu no auditório do CRAS, no município de Quixaba-PB.

A abertura do Projeto contou com a presença dos representantes do Sindicatos Rurais, Associações Comunitárias, Produtores Rurais dos Municípios de Quixaba, Cacimba de Areia e Patos, além de alunos do IFPB Campus Patos.

O projeto terá duração de sete meses e será realizado de maneira introdutória, abordando assuntos relacionados a Aquaponia, além dos conceitos de empreendedorismo, voltados aos agricultores e agricultoras de pequenas propriedades rurais, traduzindo os conhecimentos científicos em uma linguagem simples, adequadas a realidade do público alvo.

A aquaponia é um sistema integrado de produção de peixes e hortaliças em um sistema fechado de recirculação de água. É uma produção através deste método que, além de permitir um controle da produção, preza pelo reuso e recondicionamento da água, com o uso de filtros biológicos, o que representa uma economia dos recursos hídricos de cerca de 90%, quando comparados aos sistemas de aquicultura convencional, sem a geração de efluentes poluentes e alto aproveitamento do resíduos orgânicos gerados.

Na manhã do último sábado (17), os participantes realizaram a montagem de uma unidade demonstrativa, simulando todas as fases do processo de construção de uma unidade de produção.

De acordo com o coordenador, o servidor Leonardo Navarro, o projeto de extensão poderá representar um grande passo da Educação Tecnológica na região, promovendo cidadania aos pequenos produtores rurais do Município de Quixaba, além de incentivar a produção agrícola de forma sustentável, sem  desperdício de recursos naturais.

ProjetoProjeto
Img1.jpg Projeto