Ouvidoria do IFPB chega ao sertão paraibano

Caravana P. Isabel.jpg

Campus Princesa Isabel recebe Caravana e homenageia o Dia do Professor

Com o lema “O assédio começa quando o respeito termina”, a Caravana da Ouvidoria do IFPB chega aos campi do interior da Paraíba chamando atenção para um tema que afeta diretamente a vivência acadêmica de estudantes e servidores: a cultura do respeito. A ação busca fortalecer uma rede de apoio e escuta, para que a comunidade estudantil possa identificar, prevenir e denunciar situações de assédio ou discriminação.

Nesta quarta-feira (15) a Caravana esteve no Campus Princesa Isabel onde foi recebida pela Diretora Geral Jordânia Accyole. No período da manhã estudantes de várias turmas se reuniram no refeitório, cujo ambiente foi especialmente preparado.

A Ouvidora Edezilda Sales, a presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva e a representante da Rede de Combate ao Assédio no IFPB, Lamara Silva, conversaram com os discentes sobre o trabalho da Ouvidoria e os tipos de manifestações (solicitação, reclamação, sugestão, denúncia ou elogio) que podem ser feitas pela Plataforma Fala.BR.

A servidora Lamara Silva deu um panorama sobre os tipos de assédio (sexual, moral, eleitoral, verbal e institucional, entre outros) e apresentou o Guia Lilás, material orientador sobre assédio moral e sexual na administração pública. Os estudantes puderam conferir o passo a passo para, em caso de necessidade, fazer uma denúncia. “ A gente não pode ficar calada com aquilo que nos incomoda e o IFPB está aqui para ajudar vocês” disse Lamara.

A estudante Ana Luiza, do Curso de Meio Ambiente, considerou a palestra bastante informativa. “Esse é um tema bem atual e é importante trazer esse tipo de discussão para todos terem consciência do que é, ou não, assédio e saber como recorrer”.

No período da tarde o encontro no miniauditório reuniu servidores técnico-administrativos e docentes. Os professores foram homenageados pela passagem do dia dedicado a eles (15 de outubro), com apresentação de um vídeo feito pelos alunos, distribuição de brindes e um lanche especial. “Vocês são esse mecanismo de transformação na vida dos jovens que passam pela vida de vocês” disse a diretora do Campus Princesa Isabel.

Em seguida os professores puderam tirar dúvidas com a equipe da Ouvidoria sobre práticas consideradas ofensivas e comportamentos que podem ocasionar denúncias de assédio ou discriminação no ambiente escolar. “Ter essa informação de forma clara e objetiva, com a orientação da CGU com relação ao que deve ser replicado para os professores, isso é de grande valia para todos nós” disse o professor de Informática Joan de Alcântara.

“Muito positivo esse trabalho da Ouvidoria porque traz esse conhecimento para nossa comunidade acadêmica, principalmente para nossos estudantes. O IFPB vem trabalhando nessa perspectiva de ser uma instituição que acolhe, saudável e que está aqui para fazer uma educação com responsabilidade e respeito” disse Jordânia Accyole

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM