IFPB inaugura Galeria Virtual dos Ex-Ouvidores
Objetivo é preservar a memória institucional e reconhecer o trabalho dos ex-servidores
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) inaugurou, nesta quarta-feira, 5 de novembro, a Galeria Virtual dos Ex-Ouvidores, em homenagem aos servidores que estiveram à frente da Ouvidoria desde sua criação, em 2002. A cerimônia de inauguração ocorreu durante evento promovido pela equipe da Ouvidoria do IFPB, realizado no Prédio das Trincheiras, em João Pessoa, um dos edifícios que compõem a Reitoria da instituição. A galeria tem como objetivo preservar a memória institucional e reconhecer o trabalho dos servidores que exerceram a função de ouvidor ao longo dos anos.
Desde 2002, ocuparam o cargo os seguintes servidores: Nilson Fernandes Thomaz da Silva (2002 a 2005); Chaquibe Costa de Farias (2005 a 2010); Carlos Alberto Assis Montenegro Júnior (julho de 2013 a janeiro de 2014); José Rômulo Gondim de Oliveira (janeiro a junho de 2014); Francisco Fernandes Pinheiro (junho de 2014 a fevereiro de 2020) e Antônio dos Santos Dália (fevereiro de 2020 a fevereiro de 2024).
Atualmente, a Ouvidoria do IFPB é conduzida pela servidora Edezilda Sales, que faz história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo de ouvidora na instituição. Em seu discurso Edezilda disse que a Galeria Virtual é um lugar de memória e lembrou o pensamento do filósofo Michel Foucault que associava a memória a um instrumento de poder. A presidente do Comitê para o Monitoramento do Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento da Discriminação no IFPB, Rivânia Silva, lembrou que nenhum progresso é alcançado sem a visão e a coragem dos pioneiros "que foram os responsáveis por lançar os alicerces deste canal funcional".
Prestigiaram a solenidade familiares dos homenageados, o representante da CGU, auditor Walber Silva, representante do Núcleo de Integridade e Governança, auditor Bruno Cabral, Lamara Silva, representante da Rede de Combate ao Assédio no IFPB e os integrantes da equipe da Ouvidoria (Ouvidor Substituto Cristiano Meireles, Natália Costa, gestora do SIC e Guilherme Rangel, substituto do SIC). A reitora Mary Roberta foi representada pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista, que enalteceu a importância da solenidade pela eternização da história.
"A Ouvidoria compõe o conjunto de instituições que possibilita a democratização da informação e a possibilidade de tomada de decisões as mais corretas e justas possíveis" lembrou o professor Chaquibe Farias. O primeiro Ouvidor do IFPB, Nilson Thomaz, destacou a importância da Ouvidoria e conclamou todos a ampliar a divulgação de suas ações. "Fico muito feliz por ter contribuído com a instituição, mesmo que de forma breve, e fazer parte desta história" disse Carlos Alberto Júnior. Na sequência os ex-Ouvidores receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho realizado. Alguns não puderam comparecer por outros compromissos já assumidos.
A Ouvidoria
É um canal direto de comunicação entre a comunidade acadêmica — composta por estudantes e servidores —, o público externo e a instituição. As manifestações podem ser registradas por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação(Fala.BR), do Governo Federal, que permite o envio de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação. O serviço tem como finalidade aprimorar o atendimento, garantir direitos, promover a transparência e contribuir para a melhoria da gestão institucional, fortalecendo o diálogo entre o cidadão e a administração pública.
Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM







