Campus Sapé realiza certificação de curso de Manicure e Pedicure do Programa Mulheres Mil

Em 2025, mais de 60 mulheres participaram de cursos de Formação Inicial e Continuada

O Campus em implantação de Sapé do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) realizou, em 9 de dezembro, a solenidade de certificação de 33 mulheres no Curso de Manicure e Pedicure, parte do Programa Mulheres Mil. A cerimônia ocorreu no Imperial Recepções. A capacitação é fruto de uma parceria entre o Campus Sapé, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e a prefeitura local.

Estiveram presentes a professora Alexsandra Cristina Chaves, representando a Pró-Reitora de Extensão e Cultura; o assessor em implantação do Campus Sapé, Washington Cesar de Almeida Costa; a vice-prefeita de Sapé, Lenilda Leôncio; e a secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Mariluce Figueiredo. 

A professora Alexsandra Cristina Chaves afirmou que a certificação simboliza o avanço do IFPB nos territórios. "Chegamos a Sapé, estamos formando, estamos qualificando, entregando profissionais ao mercado de trabalho. E o diferencial: são mulheres, mulheres em condições vulneráveis que foram capacitadas e vão conseguir se integrar nesse mercado", destacou. Ela acrescentou que a iniciativa permite que as mulheres demonstrem que podem atuar em qualquer área. "É um avanço muito grandioso para o IFPB e para a região de Sapé, onde o Instituto está conseguindo perpassar e se consolidar cada vez mais", avaliou.

A vice-prefeita de Sapé, Lenilda Leôncio, parabenizou as alunas pela certificação, destacando a vontade de crescer e a busca por conhecimento. A gestora incentivou as formandas a nunca desistirem de seus objetivos, aprimorando-se continuamente em seus trabalhos. Lenilda ressaltou que uma mulher empoderada é aquela que estuda e não para, e que a luta e a dedicação trazem a independência. "Meus parabéns a vocês que lutaram, que estudaram e não desistiram", concluiu a vice-prefeita.

Já o professor  Washington Costa disse que a solenidade de certificação é importante por evidenciar que o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) já está presente em Sapé mesmo antes da implantação oficial do campus. "Nós já estamos aqui, ofertando capacitação nesse primeiro momento, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)", destacou.

Ele explicou que, no início deste ano, 30 mulheres foram capacitadas no curso de Cuidadora Infantil. Agora, mais alunas receberam a certificação no curso de Manicure e Pedicure. Ao longo do ano, o IFPB capacitou mais de 60 mulheres em Sapé. "Esperamos que esses cursos sirvam de incentivo profissional. A certificação não é o fim, é o início de uma jornada, até porque é um curso de formação inicial. Esperamos que esses cursos despertem nelas o desejo de ampliar o conhecimento e fazer sucesso na profissão que escolheram", afirmou.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Social, Mariluce Figueiredo, ressaltou o apoio da prefeitura ao projeto de capacitação e o esforço das 33 mulheres certificadas. A secretária  incentivou as formandas a se verem como protagonistas de suas histórias e a não se deixarem limitar. Mariluce Figueiredo motivou as alunas a sonharem alto e a buscarem o empreendedorismo e a independência.

Representando as alunas, Elayne Bezerra da Silva, do Curso de Manicure e Pedicure, discurso na solenidade. “É muito especial para mim encerrar este curso. Representa muito mais do que aprender uma profissão. Significa conquista, dedicação e superação”, declarou. Ela destacou que, para muitas, o percurso não foi fácil, exigindo que cada uma enfrentasse seus desafios pessoais. "Mesmo assim, continuamos. E é isso que torna este momento tão especial".

Por Angélica Lúcio