Conselho Superior aprova criação da Política de Comunicação do IFPB

Documento busca consolidar a comunicação como um instrumento estratégico de gestão, além de fortalecer a democratização da informação e o relacionamento com a sociedade

Jornalistas da mídia paraibana também foram ouvidos durante a construção do documento

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) aprovou sua primeira política de comunicação institucional durante a 66ª Sessão Ordinária do Conselho Superior (Consuper), realizada no dia 18 de junho. Idealizado pela Diretoria-Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM) e fruto de um trabalho coletivo, o documento visa consolidar a comunicação como um instrumento estratégico de gestão, além de fortalecer a identidade institucional, a democratização da informação e o relacionamento do Instituto com a sociedade.

Durante a sessão do Consuper, a minuta da Política de Comunicação recebeu parecer favorável da relatora Cecília Bezerra Oliveira, diretora-geral do Campus Mangabeira. Ela ressaltou "o mérito do trabalho desenvolvido pela Diretoria-Geral de Comunicação e Marketing e pela comissão responsável pela elaboração da proposta" e destacou o "caráter democrático, participativo e colaborativo adotado durante todo o processo de construção da política". 

A relatora sugeriu que o documento seja lançado em um evento público, com presença da comunidade acadêmica, da imprensa e de atores da comunicação pública na Paraíba. A Resolução 36/2026 - Consuper/Reitoria/IFPB, que trata da Política de Comunicação do IFPB, está disponível no Boletim de Serviço do IFPB e pode ser consultada aqui.

Processo referente à Política de Comunicação teve como relatora a diretora-geral do Campus Mangabeira, Cecília Oliveira

Para a diretora-geral de Comunicação e Marketing, Mayara Guimarães Fonseca, esta é uma conquista para a instituição. “A partir de agora, todas as nossas diretrizes estão organizadas e sistematizadas. Só temos a ganhar com a Política de Comunicação do IFPB. Conseguimos, assim, construir uma comunicação pública voltada para a sociedade”, afirmou.  

Conforme a gestora, a criação e a aprovação do documento eram um anseio antigo. “A política era um desejo muito grande de todos os profissionais de comunicação, e a própria instituição sentia essa necessidade”, declarou. O IFPB era um dos poucos institutos da Rede Federal que ainda não contavam com uma política de comunicação institucional.

Dividido em capítulos, o documento engloba as áreas de ensino, pesquisa, extensão, cultura, inovação e internacionalização. O texto também aborda acessibilidade, diversidade, difusão da pesquisa científica, relacionamento com a imprensa, gestão de crises, uso de inteligência artificial e adoção de linguagem simples.

A política estabelece padrões para procedimentos, produtos e serviços de comunicação social, colocando o interesse público e o cidadão no centro das ações. Também regulamenta o uso dos canais oficiais, como portal institucional, redes sociais, rádio educativa e recursos audiovisuais.

O documento define a produção de notícias jornalísticas como atividade privativa de profissionais da área, para garantir critérios técnicos de noticiabilidade, ética e responsabilidade. A coordenação das atividades ficará a cargo da DGCOM, que atuará de maneira integrada com os campi. 

Trabalho para construção do documento começou em 2025

Representantes da comunidade estudantil também participaram das reuniões em João Pessoa e Campina Grande

A construção da Política de Comunicação do IFPB começou no ano passado, com a criação de um grupo de trabalho formado por representantes da Reitoria e dos campi. “Foi um trabalho construído ao longo de um ano, com o empenho e a dedicação de todos os participantes; todos se envolveram e estão de parabéns”, comentou Mayara Guimarães.

Durante esse período, foram realizadas reuniões mensais com convidados de diversas áreas, como ensino, pesquisa, extensão e gestão, além de representantes da comunidade estudantil. Após a conclusão, a minuta do documento passou por consulta pública.

Convidados de diversas áreas, como ensino, participaram das reuniões

A titular da DGCOM ainda enfatizou a disponibilidade dos gestores para colaborar na construção do documento. “Agradecemos a participação de todos que estiveram em nossas reuniões e se mostraram sempre muito receptivos”, destacou Mayara Guimarães.

Ela salientou que a política de comunicação do IFPB não dependeu de consultoria externa, prática comum em outras instituições. “O trabalho foi feito 100% por nós, servidores do Instituto Federal da Paraíba. Nossa política foi construída com excelência e aprovada pelo Consuper sem ressalvas”, complementou a diretora.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB