Polo de Inovação recebe representante da Capes e reforça integração com pós-graduação do Campus João Pessoa
Atualmente, 47 estudantes do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação participam de ações desenvolvidas pelo Polo de Inovação
O Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, em 4 de fevereiro, o professor Altigran Soares da Silva, coordenador adjunto de Programas Profissionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Computação e docente do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/Ufam), para tratar de ações institucionais voltadas à formação e à pesquisa. A visita, em João Pessoa, também contou com a presença da professora Damires Yluska de Souza Fernandes, coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia da Informação (PPGTI) do IFPB.
Representando o Polo de Inovação do IFPB, participaram o diretor-geral, Erick Melo, e os professores Ruan Delgado Gomes e Paulo Ditarso Maciel Junior (coordenador de Gestão de Projetos do Polo). Ambos também integram o PPGTI e atuam como pesquisadores da Unidade Embrapii na área de Sistemas para Manufatura. A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha Costa, também esteve presente, entre outros participantes.
Pela manhã, o professor Erick Melo, que também é coordenador da Unidade Embrapii do IFPB, apresentou a infraestrutura operacional da sede. À tarde, ele detalhou as ações desenvolvidas em pesquisa e desenvolvimento, capacitação tecnológica (extensão tecnológica) e o envolvimento de estudantes dos programas de mestrado do IFPB, especialmente do PPGTI, nos projetos em execução.
Atualmente, 47 estudantes da pós-graduação participam de ações do Polo de Inovação, número que cresce a cada ano. Erick Melo destacou a aprovação do primeiro projeto do Mestrado Acadêmico em Inovação (MAI), aprovado em parceria com uma empresa paraibana, além do primeiro Programa de Desenvolvimento de Competências (PDC) da Embrapii, que envolverá mais dois estudantes de mestrado no desenvolvimento de competências em inteligência artificial aplicadas ao setor moveleiro da Paraíba.
Para Erick Melo, a "importância dessa ação reside na capacidade de encurtar a distância entre os programas de pós-graduação e as demandas reais da indústria. A infraestrutura do Polo não é apenas um espaço físico, mas um ambiente de fomento onde o conhecimento acadêmico se transforma em soluções tecnológicas tangíveis".
Segundo o diretor-geral do Polo de Inovação, os investimentos em infraestrutura laboratorial ampliam a capacidade de criação de soluções voltadas à indústria e aproximam os programas de pós-graduação do setor produtivo. Ele afirmou ainda que o próximo PDC deve trazer novos investimentos, possibilitando a inclusão de mais alunos do PPGTI e de outros mestrados do IFPB, além da ampliação da infraestrutura destinada às pesquisas aplicadas.
DGCOM/IFPB com informações do Polo de Inovação. Edição: Angélica Lúcio



