IFPB comemora inclusão de duas emendas em Projeto de Lei que cria o IFSertão Paraibano
Conquistas foram discutidas durante encontro da reitora Mary Roberta com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, em Brasília
A criação do Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSertãoPB) foi tema de uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (04), em Brasília, entre a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, e o presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta (Republicanos). O encontro ocorreu na residência oficial do parlamentar.
Durante a reunião, a reitora agradeceu o apoio do deputado Hugo Motta junto ao relator do Projeto de Lei nº 01/2026, deputado Átila Lira (PP-PI), que possibilitou a inclusão de uma emenda garantindo o direito à remoção, pelo prazo de até dez anos, dos servidores que passarão a integrar a área de abrangência do IFSertãoPB, atualmente vinculados ao IFPB. “Foi uma vitória muito importante, pois garante mobilidade aos servidores que hoje atuam no sertão do estado e desejam retornar às suas regiões de origem”, destacou Mary Roberta.
A gestora também comemorou a inclusão de outra emenda no projeto, que amplia a possibilidade de participação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) com nível superior na disputa pelo cargo de diretor-geral dos campi, ou seja, podem concorrer todos os servidores que tenham nível superior. Pela regra anterior, a candidatura era restrita apenas aos servidores ocupantes de cargos de nível E.
As duas emendas foram entregues pela reitora ao deputado Átila Lira na última segunda-feira (02), antes da aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados, resultado de uma articulação institucional que se estendeu até o período noturno.
Durante o encontro, Mary Roberta também agradeceu ao presidente da Câmara pela aprovação de mais de 16 mil cargos para Técnico-Administrativos e docentes da Rede Federal de Ensino, medida que amplia as perspectivas de novos concursos públicos e o fortalecimento do quadro funcional das instituições federais. A aprovação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os TAEs também foi ressaltada pela reitora como um avanço importante para a categoria.
A reitora esteve acompanhada da pró-reitora de Administração e Finanças do IFPB, Cleidenedia Morais, e do diretor de Logística da Reitoria, Leewertton Marreiro, que também é membro titular da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC-MEC).
O projeto para a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano (IFSPB) foi aprovado pela Câmara dos Deputados em sessão realizada na última terça-feira (03). A medida ainda requer aprovação também no Senado Federal e sanção do Governo Federal.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM


