IFPB apresenta Polo de Inovação e Unidade Embrapii a comitiva da USP
Encontro ocorreu no Parque Científico e Tecnológico Sinergia, em João Pessoa
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, no dia 29 de janeiro, uma visita técnica de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e gestores de saúde da Paraíba acompanharam a caravana.
O encontro ocorreu no Parque Científico e Tecnológico Sinergia, em João Pessoa, com o objetivo de apresentar a infraestrutura e a capacidade técnica do Polo de Inovação do IFPB e de sua Unidade Embrapii. Durante a reunião, foram discutidas as competências do instituto em projetos de inovação e as possibilidades de parcerias estratégicas em medicina translacional, tecnologia social, oncologia e saúde hospitalar.
Segundo os representantes do ecossistema de inovação do IFPB, a aproximação com instituições como a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e o MCTI reforça o compromisso de aplicar expertise tecnológica em setores vitais para a saúde pública.
Após a apresentação dos modelos de atuação da Unidade Embrapii, cujo foco é o fomento à inovação industrial, a comitiva realizou uma visita guiada aos laboratórios do Parque Sinergia. A visita reuniu autoridades e especialistas de renome nacional e local, estreitando laços entre a academia, o governo e o setor de serviços de saúde.
A caravana que visitou o IFPB era composta pelo professor Harley Francisco de Oliveira, médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pesquisador do Instituto de Pesquisa em Medicina Translacional (IPMET); pela professora Daniela Pretti da Cunha Tirapelli, médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pesquisadora do IPMET; pelo professor Múcio Luiz de Assis Cirino, médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e pesquisador do IPMET; e pela cientista social Isabella Carvalho Pessotti, vinculada ao IPMET.
Também participaram do encontro, o professor Dayvid Souza Santos, engenheiro Industrial e coordenador-geral de Tecnologia Social e Economia Solidária (CGES) da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do MCTI; o professor Thiago Lins da Costa Almeida, médico do Hospital Napoleão Laureano (HNL); e a enfermeira Ruth Araújo de Almeida Tomé, representante da empresa STAR SE, sediada em João Pessoa.
DGCOM/IFPB com informações do Polo de Inovação. Edição: Angélica Lúcio

