Pós-graduação do IFPB se fortalece com conquistas na Avaliação Quadrienal 2021–2024 da Capes

Ao todo, quatro programas de pós-graduação do IFPB foram avaliados, dois deles obtiveram elevação de conceito

Programas de mestrado_Prancheta 1 cópia.jpg

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), integrados pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação (PPGTI), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), foram avaliados na Avaliação Quadrienal 2021–2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dentre os cursos avaliados, o PPGTI e o PROFEPT obtiveram elevação de conceito, passando de 3 para 4. Já o PROFNIT manteve o conceito 4, enquanto o PPGEE permaneceu com conceito 3.

A Coordenação do PROFEPT recebeu o resultado com grande satisfação e como reconhecimento do trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos. “A atribuição da nota 4 pela Capes reafirma a consolidação do programa, evidenciando sua maturidade acadêmica, a qualidade da formação ofertada e o comprometimento de docentes, discentes e técnicos-administrativos”, destacou o coordenador do PROFEPT no Campus João Pessoa, Alysson Macário. Ele ressaltou ainda os próximos desafios e as perspectivas de fortalecimento e expansão das ações do programa, com a ampliação da produção científica qualificada, a intensificação das parcerias interinstitucionais, maior inserção nacional e internacional, a manutenção da qualidade alcançada, o aprimoramento contínuo dos indicadores avaliados pela Capes e a busca por maior impacto social e acadêmico das pesquisas desenvolvidas.

Já o PPGTI, que iniciou suas atividades em 2019 e, pela primeira vez, passou por uma avaliação quadrienal completa, alcançou o conceito 4, o que representa o reconhecimento da qualidade do curso. De acordo com a coordenação, o resultado foi baseado nos três pilares de avaliação da Capes: programa, formação e impacto na sociedade. No quesito programa, o PPGTI obteve destaque na estrutura curricular e nas linhas de pesquisa, além das ações de autoavaliação e planejamento estratégico.

No que se refere à formação, que inclui a produção intelectual, como artigos em veículos qualificados, patentes e softwares, o PPGTI ficou acima da mediana, especialmente nas produções desenvolvidas com discentes e egressos. O percentual de egressos do mestrado com produção qualificada posicionou o programa entre os 25% mais bem avaliados entre os mestrados profissionais da área de Computação.

Na dimensão Impacto na Sociedade, destacaram-se a inserção do PPGTI nos contextos local, nacional e internacional, bem como os resultados aplicados nas áreas de educação e saúde e em parcerias com empresas, que, em alguns casos, resultaram em produtos inovadores.

A coordenadora do curso, Damires Souza, ressaltou a relevância da nota alcançada para o mestrado profissional, cuja proposta é a formação de profissionais de Tecnologia da Informação com foco em pesquisa e inovação, a partir de problemas reais e com ampla integração com a sociedade. “A nota 4 representa, em primeiro lugar, um grande avanço, pois o programa elevou seu conceito. Além disso, esse resultado habilita o IFPB/PPGTI a avançar em sua consolidação, por meio do fortalecimento dos indicadores necessários para a proposição de um doutorado também profissional”, destacou.

Para a diretora de Pós-Graduação, Ana Zulema, os resultados evidenciam o avanço e a consolidadação intitucional. "O resultado alcançado é fruto de um trabalho coletivo, sério e consistente, construído ao longo do quadrênio, com destaque para a atuação comprometida das coordenações, o empenho do corpo docente, a dedidação dos discentes e o apoio institucional que vem sendo consolidado. Trata-se do reconhecimento da qualidade acadêmica, da relevância social e do impacto das ações desenvolvidas pelos programas".

“Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFPB contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil, ao formar pesquisadores e profissionais qualificados, produzir conhecimento relevante e gerar impacto social, tecnológico e educacional. Destacam-se, nesse contexto, o compromisso com a qualidade acadêmica, a relevância social das pesquisas, a integração com a sociedade e o trabalho coletivo de docentes, discentes e técnicos-administrativos”, ressaltou a diretora.

A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha Costa, parabenizou os coordenadores dos programas que elevaram seus conceitos nesta avaliação, o que reafirma o compromisso institucional com a educação de qualidade em todos os níveis. Com esse resultado, o IFPB passa a contar com três mestrados com conceito 4, incluindo o Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), que manteve sua nota, contribuindo para sua consolidação.

“O PPGTI alcançar o conceito 4 já em sua primeira avaliação quadrienal é um grande feito e deve ser creditado ao trabalho da coordenação e de seu corpo docente qualificado, assim como ocorreu com o PROFEPT. O IFPB avança cada vez mais na pós-graduação, e a Reitoria está sempre ao lado, contribuindo da melhor forma possível para que os programas alcancem o sucesso merecido”, destacou a pró-reitora.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB